English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

sábado, 24 de maio de 2014

COMO TER UMA FAMILIA ABENÇOADA POR DEUS


"...Em ti serão benditas todas as famílias da terra", Gn 3.12
 
Introdução: Todos queremos ter uma família abençoada. Tentamos formas e formulas para conseguirmos esse objetivo. Buscamos muitas vezes nas pessoas, nos objetos e muitas vezes nos “xamãs” da vida e em suas orações para se ter uma família abençoada com seus diversos problemas resolvidos. O grande problema nisso tudo é que batalhamos, buscamos, tentamos dar um “jeitinho”, mas nossos esforços fracassam constantemente. Perguntamos: “Porque isto acontece”?  Podemos responder com outra pergunta:  “será que os nossos esforços humanos, nossas formas e formulas e até mesmos os “xamãs” da vida, são realmente o caminho para se ter uma família abençoada?
Observando às Sagradas escrituras, podemos descobrir e entender que essas bênção que tanto almejamos é direcionada apenas aos salvos, ou seja, aqueles por quem Cristo morreu. Podemos ver que as promessas de bênçãos são direcionadas para o povo de deus. Não há como se ter essas bênçãos fora de Deus, pois elas são espirituais (Ef 1.3). Hoje quero considerar com vocês, alguns deveres dentro do seio familiar que conduzem para termos uma família abençoada. São eles:
 
      I.        Deveres dos Maridos para com as Esposas
    II.        Deveres das Esposas para com os Maridos
   III.        Deveres dos Filhos para com os Pais
 
      I.        Deveres dos Maridos para com as Esposas
 
Quando abrimos as páginas das Escrituras Sagradas, vemos muitos deveres dos maridos para com as suas esposas. Vivemos em uma sociedade machista, onde prevalece a masculinidade do homem, no sentido de ter a esposa como uma propriedade, ou até mesmo como um objeto insignificante. Ao falarmos esta verdade, talvez alguém pense: “Mas isso foi em uma época passada, hoje não existe mais isso”. A pergunta é: Será que não existe mais isso em nossa época?  Podemos ver em tele jornais, as noticias de mulheres agredidas pelos seus conjugues, pelo fato de não fazerem o que eles querem; muitas dessas mulheres são espancadas até a morte e seus conjugues passam a viver foragidos pelo crime que cometeram. Será que foi esse o plano de Deus para o marido e sua esposa? O que a Bíblia fala sobre isso?
 
a.    A mulher foi criada para ser companheira do homem e não o seu objeto, ou brinquedo – Gn 2.18
 
b.    A mulher é parte do homem, por isso ele deve cuidar bem dela – Gn 2. 21, 22.
 
c.    O homem deve reconhecer a sua esposa como parte dele – Gn 2.23.
 
d.    O homem dedica a sua vida a sua esposa – Gn 2.24.
 
Podemos ver que o plano central de Deus para o casal, foi para que eles vivessem uma relação de amor. Alguém disse que “no amor entre homem e mulher não há diferenças, não há disputas, não há isso de tomar como objeto” e que “a alegria do homem está em fazer sua amada cada vez mais feliz ( e vice-versa ), porque é no amor que achamos a felicidade transbordante”.
Nisto, vemos que o dever principal dos maridos é amar a suas esposas como Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela (Ef 5.25, 28, 31). Quando há amor no lar, não haverá espaço para discórdias, ciúmes, intrigas e separação. Lembramos ainda que o amor entre os conjugues não excluem os erros, porém estes são tratáveis.
 
    II.        Deveres das Esposas para com seus maridos
 
Agora veremos qual o dever das esposas para com os seus maridos. Acima de tudo, podemos ver e aprender no relacionamento a dois, deve existir o amor, pois sem ele não como existir vida entre o casal. As esposas também devem amar seus maridos, da mesma forma que os maridos amam as esposas.
O texto sagrado fala algo muito importante para as esposas e que muitas vezes é mal interpretado por alguns maridos. O texto diz: “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor” (Ef 5.22). Em algumas versões o sujeitar está como “sede submissas”. Vamos entender esse ato de submissão, buscando na Bíblia respostas adequadas para o nosso entendimento. 
O apostolo Paulo vai mostrar que o homem é o cabeça do lar, da família e em particular de sua esposa. O movimento moderno, chamado de movimento feminista implantou o conceito de que os valores são iguais, quanto a isto, temos certeza de que os valores de homens e mulheres são iguais diante de Deus, o problema deste movimento, é que ele elevou os direitos das mulheres, ao ponto de suplantar a liderança masculina e isto sabemos que é anti-bíblico, pois Deus fez o homem para ser o cabeça da sua esposa, como Paulo nos diz em Ef 5.23: “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo”. Devemos entender que isto não tem nada de errado, pois quem representa a esposa diante de Deus é o marido e não a esposa. Não há indignidade nisto, pois quem quis tirar a liderança masculina do lar foi o próprio satanás, quando ele tentou Eva lá no Jardim do Éden Gn 3.1-7. Não estamos abordando aqui, a questão de igualdade entre os conjugues, mas a questão de liderança no lar. Quando Paulo falou sobre submissão ou sujeição por parte das esposas, ele estava abordando sobre o reconhecimento da liderança do marido sobre as suas esposas, pois o fator decisivo é o homem, porém ele deve fazer isso com amor e não com autoritarismo.
 
Aqui vai alguns conselhos às esposas:
 
a.    Seja uma auxiliadora para seu marido (Gênesis 2:18). Esta é a finalidade pela qual você foi criada. Nunca se esqueça disso. Nenhum cônjuge deve servir a si mesmo de maneira egoísta, mas deve servir ao outro. Isto é principalmente verdadeiro para você como esposa. “Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem” (1 Coríntios 11:8-9).
 
b.    Seja submissa ao seu marido em tudo, assim como a igreja é submissa a Cristo (Efésios 5:22-24; Colossenses 3:18; 1 Pedro 3:1-6). Nós não precisamos procurar saber se isso ainda é apropriado ou se está ultrapassado. Os movimentos de libertação feminina podem levantar-se e cair, mas a Bíblia ainda diz: “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido” (1 Pedro 3:1).
 
c.    Seja uma boa dona de casa (Tito 2:4-5; 1 Timóteo 5:14). O mundo nunca voltará a Deus até que, de algum modo, colocarmos as donas de casas de volta nos lares em vez de se dedicarem às carreiras. A mão que balança o berço governa o mundo.
 
d.    Tenha um espírito manso e tranqüilo (1 Pedro 3:4). Talvez há mulheres hoje que gostariam mais que pensassem nelas como “pessoas” e não “mulheres”. Ao protestar e queixar-se são barulhentas, tumultuosas e conseqüentemente disonrosas. É honorável ser uma mulher (1 Pedro 3:7), e ter "um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus" (1 Pedro 3:4).
 
e.    Conceda ao seu marido o afeto que lhe é devido (1 Coríntios 7:3). Em uma base igual, ambos os partidos são obrigados, entre outras coisas, a satisfazer os desejos sexuais do outro.
 
f.     Não prive seu marido de seu corpo, porque pertence a ele (1 Coríntios 7:4-5). Não cumprir suas obrigações conjugais com seu marido é roubar o que lhe é devido.
 
“O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor” (Provérbios 18:22)
 
 III.        Deveres dos Filhos para com os Pais

Talvez uma das coisas que estão fora de moda, ou que se tornaram caretas, foram os deveres dos filhos para com os pais, mas claro, isso vai depender da forma em que estamos criando os nossos filhos, daí eles observarão ou não o quinto mandamento da Lei de Deus que é:
Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá”, Êx 20.12. Podemos ver que o mandamento de Deus para os filhos, é que estes deveriam honrar seus pais, mas o que realmente significa honrar? O dicionário diz que esta palavra tão pequena e talvez tão simples, tem poderes grandiosos para aqueles que a utilizam, pois esta significa: Respeitar, amar, cuidar, proteger, obedecer...
Quando os filhos a pões em prática, recebem bênçãos de Deus, porém não por em pratica, o contrário é valido.
Esse mandamento é tão importante para os filhos, que é o primeiro mandamento com promessa, pois o texto completa dizendo: “a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá”. Muitos filhos não são abençoados por que quebram de uma forma desenfreada este mandamento. Por outro lado, muitos pais crentes tem culpa nisto, pelo fato de não criarem seus filhos na doutrina Bíblica.   Paulo diz em Efésios 6.4: “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”. Esse principio se dá em não apenas levar os filhos na igreja, mas ensiná-los em casa, porém o deixar de trazer na igreja é ensinar aos filhos a viverem uma vida insubordinada, pois este principio terá conseqüências futuras para os nossos filhos. Infelizmente, hoje o contrário é valido, pois vemos pais colocando decisão nos filhos, se eles querem ir a igreja ou ficar em casa vendo televisão ou jogando vídeo game com os coleguinhas. Pais que não tem liderança para com seus filhos, tendem a fracassar na caminhada do lar e da vida cristã. Os filhos também não aceitaram nenhum tipo de liderança e as portas estarão fechadas para eles. Isso é o contrário da promessa do quinto mandamento.
Se queremos que os nossos filhos nos honrem, devemos ensinar este principio a eles, pois este é o dever dos filhos, mas devem ser ensinados pelos pais: “E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te”, Dt 11.19. Os filhos só podem honrar os seus pais, se os pais ensinarem este principio aos filhos. Quando estes não cumprem com os seus deveres, terão conseqüências desastrosas para as suas vidas, e os pais lamentaram por isto, pelo fato de não terem ensinado seus filhos nos caminhos do Senhor.
 
Conclusão: Observando estes preceitos e deveres, certamente teremos uma família que vive o amor de Cristo, uma família que é verdadeiramente abençoada por Deus.
 
 
Rev. Davi Gomes do Nascimento