English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ano Novo, Vida Nova



Texto: 2 cor 5.17
Tema: Ano Novo, Vida Nova

Introdução: Estamos às portas de mais um ano. Novos planos, novos projetos, novas promessas. Prometemos que seriamos melhores na entrada do ano que está acabando; prometemos hoje que seremos melhores no ano que está para começar. Mas precisamos refletir nestas promessas que fazemos, será que estamos prometendo o que não vamos cumprir? Precisamos olhar para os acontecimentos deste ano que está acabando, precisamos fazer uma retrospectiva do ano que está indo embora. Quais foram os fatos que mais nos chamaram a atenção neste ano? Façamos uma retrospectiva breve dos principais fatos ocorridos neste ano:

Em Janeiro - Posse da presidente Dilma
Em Fevereiro - As chuvas no Rio de Janeiro deixam mais de 900 pessoas mortas;
Em Março - O terremoto e tsunami no Japão deixam quase 13 mil mortos. Houve também as mortes do Ex-vice – presidente José Alencar, A atriz Elizabeth Taylor.
Em Abril - Um homem invade escola, mata 12 alunos e se suicida;
Em Maio - Osama Bin Laden é morto em operação americana no Paquistão; STF reconhece união estável gay com direitos iguais aos de casais heterossexuais;
Em Junho - O STF garante liberdade ao italiano Cesare Battisti;
Julho – Atentados matam 77 na Noruega; Avião bimotor cai e mata 16 no Recife;
Agosto - Juíza morre assassinada no Rio de Janeiro, Gianecchini é diagnosticado com linfoma;
Setembro – Comemoração dos dez anos dos ataques as torres gêmeas nos E.U.A;
Outubro - Muammar Kadafi foi capturado e morto em Sirte, morte de Steve Jobs, 4 pessoas morrem em explosão no restaurante no Rio de Janeiro.
Novembro - Ocupação de policiais na Rocinha, no Rio de Janeiro;
Dezembro - Acidente deixa 33 mortos e 13 feridos no interior da Bahia, Nasa descobre planeta em região habitável de sistema solar.

Estes foram alguns fatos mais importantes que marcaram o ano de 2011, mas quais foram os fatos que marcaram sua vida? Quais foram os planos que você pôs em execução? O que deu certo?
O texto que lemos em 2 Corintios 5.17, nos fala em novidade de vida, o problema é quando não queremos deixar a velha vida pra trás, almejamos sempre revive-la em nosso dia a dia. Entra ano e sai ano e continuamos os mesmo, com as nossas mesmices de sempre, com os nossos antigos vícios. O apostolo Paulo nos desafia a mudar de direção e centralizarmos na direção de Cristo, ou seja em direção a Cristo, por que primeiro:

I. SE ALGUÉM ESTÁ EM CRISTO,

A proposta só é para aquele que está em Cristo. Mas o que é está em Cristo?

a. Deixar pra trás o velho homem“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado” Rm 6.6. – “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”, Ef 4.22-23.— “vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”, Cl 3.9, 10. Não devemos ressuscitar o velho homem que foi morto e sepultado.

b. Sepultar desejos egoístas que há em nossos corações – Uma vez que sepultamos o velho homem que havia em nós, agora somos ajudados pelo Espírito santo a sepultar as as conseqüências deixadas em nossa natureza, uma delas é o desejo egoísta, onde pensamos só em nós e nos esquecemos daqueles que estão ao nosso derredor. Paulo nos diz em Filipensses 2.4: “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros”. Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 1 João 3.17. Se queremos que o próximo ano seja de bênçãos, precisamos atentar para esta verdade.

c. Não viver mais para nós, não viver para nossos desejos, nossos planos - Outra conotação de estar em Cristo é não viver mais para nós, não viver para nossos desejos, nossos planos. II Cor 5:15: “E ele que morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu”. É receber uma vida que busca a comunhão com o Senhor, maneiras de agradá-lo diariamente, negando-se a si mesmo, como o próprio Jesus nos diz em Lucas 9:23: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Fonte: Ministério Jovem Livres Em Cristo http://www.livreemcristo.com.br/lendoestudo.asp?a=31&t=40). Você tem negado a si mesmo?

II. NOVA CRIATURA É,

O que significa ser nova criatura? Jesus responde a Nicodemos que era importante ele nascer de novo, porque sem esse novo nascimento era impossível ele entrar no Reino de Deus: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”, João 3.3. Nascer de novo é ter a mente transformada pelo poder do Espírito Santo e mente transformada tem novos entendimentos e estes também são transformados e transformadores. Uma mente transformada pelo poder do Espírito Santo, não se conforma com este mundo, ou seja com o pecado que este mundo ensina e pratica, como Paulo nos diz em Romanos 12.2: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Paulo nos dá o motivo para não nos conformarmos com este mundo, e termos a nossa mente transformada, e esse motivo nos leva a obedecer a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita. E é essa verdade que nos motiva a começarmos o novo ano com novas expectativas de vida, com novas esperanças e a certeza de que venceremos os desafios que estão por vir. Jesus disse que os que vão entrar nos céus não são aqueles que vivem clamando “Senhor, Senhor” hipocritamente, mas aquele que faz a vontade de Deus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.
Temos feito a vontade de Deus ou apenas berramos “Senhor, Senhor”, sem ter transformação de vida?

III. TUDO SE FEZ NOVO

Quando Paulo diz que tudo se fez novo, ele está querendo nos mostrar que não só a nossa vida espiritual foi mudada, mas o nosso caráter também foi mudado. Aquele que nasceu de novo tem como foco principal viver de forma que agrade a Deus. A pessoa que nasce de novo, ele agora procura “a prática de um viver vitorioso para Deus, onde o foco da vida é ser participante de um mundo novo nesta terra velha e deteriorada pelo homem e ter esperança somente em Deus, e renunciar tudo o que diz respeito a nós mesmos e deixar que: Ele cresça e nós diminuamos” (Fonte: Ministério Jovem Livres Em Cristo http://www.livreemcristo.com.br/lendoestudo.asp?a=31&t=40).
Se de fato estamos em Cristo, vamos viver para a sua glória, mesmo em meio a calamidades, desastres, pestilências, enfim, tudo o que houve no ano anterior. Aquele que nasceu em Cristo terá como meta principal e somente, agradar aquele que é sobre todos.
Você está em Cristo? Caso sua resposta seja sim, viva para a glória do Pai. Caso seja não, peça fé para crer em sua morte juntamente com o Salvador naquela cruz e feliz vida nova. Amém.

______________________________________
Autor: rev. Davi Gomes do Nascimento