English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

quarta-feira, 18 de março de 2009

O SEGREDO DO BEM VIVER

I PEDRO 3.10-12
No século presente, percebemos um grande esforço da humanidade para ter uma vida mais instável e livre de preocupações. Pessoas que visando o seu bem estar, muitas vezes passam até por cima do seu próximo, e ainda dizem: “O mundo é dos mais espertos”; pessoas que estão preocupadas, com o seu aspecto material e físico, por exemplo: gasta-se uma fortuna em estética e beleza, em esportes e lazer. Não estamos aqui querendo condenar o bem estar das pessoas, o que nos preocupa é o bem estar espiritual, que não mais é evidenciado até mesmo na vida de pessoas crentes no Senhor Jesus. Crentes vazios que em suas vidas não demonstram o novo nascimento, onde o que é evidenciado o velho homem. A insubmissão também estar evidente na vida, tanto de pessoas que não conhecem ao Senhor Jesus, como daqueles que conhecem e servem ao Senhor, pessoas que não ouvem seus pais, seus professores, seus pastores e o que nos chama a atenção é quando o pastor muitas vezes usando do zelo pastoral para com determinada ovelha para aconselhar, o que muitas vezes ele escuta é o seguinte argumento: “Eu não preciso de pastor, para me dizer o que é certo ou o que é errado, eu sei cuidar da minha vida!” É triste ver todas estas coisas acontecendo no mundo e o pior ainda é que tais práticas tem entrado na igreja de Deus. Viver bem, isto é, em harmonia com o próximo, amando-o, respeitando deve ser o ideal de cada homem, porém ninguém estar mais capacitado para viver essa vida ideal do que o crente. Temos que colocar em nossas mentes que fomos chamados para glorificar a Deus e viver bem com o nosso próximo, isto por que além de ser ajudado pela graça de Deus, somos também orientados pelos ensinos da Bíblia e é nestes ensinos que vamos encontrar o segredo do bem viver. Queremos considerar neste artigo, em que consiste esse segredo, encontrado nos ensinos bíblicos.

I – EM TRAZER A LINGUA SEMPRE REFREADA.


Nos versículos 8 e 9, o escritor lembra que os filhos de Deus devem ser de “igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injuria por injuria”; o segredo do crente para viver bem seria obedecer esta regra, mas o que vemos em nossos dias é: “Se pisar no meu pé, eu devolvo com a mesma moeda, eu não gosto e nenhum vou com a cara de fulano, por isso eu vou armar contra ele, o povo fala de mim é claro que eu vou falar do povo”, são estes e outros exemplos que poderíamos dar, mas julgamos inconveniente para o momento, mas para que os irmãos tenham uma idéia do problema. “pagar mal por mal” é “olho por olho dente por dente”, é com este quadro de problemas do dia a dia que o escritor começa a partir do versículo oito, a explana sobre a vida exemplar que o crente deve ter. para começarmos a nos policiar, sobre o nosso comportamento e o segredo para vivermos bem com Deus e com o nosso próximo, devemos refrear a nossa língua. Veja o que nos é dito no versículo 10: “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal”, Pedro esta querendo dizer que “quem quer, ou desejar ter uma vida de virtude cristã, e viver dias de felicidades, deve pausar, impedir cessar a sua língua (paussh = pausê). “Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”, Pv 18.20, 21. O que a nossa língua anda plantando? Coisas que edificam o ou destroem a nossa comunhão com o nosso Deus e com o nosso próximo? Devemos notar que o poder da língua, tanto mata, como traz vida. Como estamos utilizando a nossa língua? O ato de falar pode trazer o bem ou o dano. Nos diz o comentário da Bíblia de Genebra: “A pessoa que gosta de falar deve observar que caminho seus feitos tomam”. Nossos caminhos serão determinados, pelo que falamos ou deixamos de falar, mais em todo o caso ainda é aconselhável calar mais e ouvir mais. Quantas pessoas magoamos, pelo fato de termos, na linguagem popular, “o pavio curto”, quantos deixamos de ganhar, por que não conseguimos controlar a nossa língua. Confiram em vossas Bíblias Tg 3.1-6, que nos é dito:

“Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo. Porque todos tropeçam em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigido para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a lingual é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”.

Muita desgraça poderia ter sido evitada no mundo se estivesse sido colocado um freio, na língua, muita coisa em nosso dia a dia poderia ter sido evitada, se aprendêssemos a controlar este órgão que é tão pequeno, mais aterrador, a falta de comunhão na igreja deixaria de existir, se parássemos de usar a nossa língua para tentar destruir o nosso irmão. É o que Pedro quer dizer com: “refreie a língua do mal”, ou seja, ponha um freio em sua língua, para que vivas bem, com Deus e com o próximo. Uma outra verdade que devemos aprender sobre o refrear a língua, é que se refrearmos a nossa língua, estaremos evidenciando o sinal de sabedoria, espiritualidade e crescimento na graça, vejamos Pv 15.2, 28: “ 2A língua dos lábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama estultícia (imbecilidade, idiotice, etc.), 28 O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades”. Temos que ter sabedoria, no nosso falar, palavras não voltam no tempo, e se voltassem, quantas coisas evitaríamos falar para ou do nosso próximo, causando-lhe destruição e tristeza. Devemos, usar nossas palavras com sabedoria, devemos muitas vezes nos calar em determinada situação e pedir sabedoria a Deus, se devemos ou não responder, é o que nos diz em Eclesiastes 3.7: “Tempo de estar calado e tempo de falar”. Que possamos orar a Deus para que ele nos dê sabedoria para usar a nossa língua nos momentos oportunos e com sabedoria para não ferir-mos ninguém com as nossas palavras.


II – EM REPUDIAR A MENTIRA. “E os seus lábios não falem engano”


Depois de exortar a igreja a refrear a língua, Pedro fala também que os nossos lábios não falem engano, ou seja, a mentira deve ser posta de lado, esquecida somente a verdade deve estar em nossos lábios, veja o que nos é dito em Ef. 4.25: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”. Encontramos neste texto seis maneiras concretas de como os crentes despojam a velha vida e se reveste da vida de Cristo e a primeira que o apostolo Paulo menciona é “Deixar a mentira”, pois os filhos de Deus não devem mentir, mas detentores da verdade. Em Pv 14.5, nos é dito: “A testemunha verdadeira não mente, mas a falsa se desboca em mentiras”. Como podemos ser verdadeiras testemunhas do evangelho se praticamos a mentira, como acreditarão no que pregamos? É comum também ouvirmos em nossos dias, a seguinte expressão: “É só uma mentirinha, não tem problema”, isso é comum ao mundo que desconhece as verdades bíblicas, mas é triste ouvir tais expressões, na boca de crentes. Quem é o pai da mentira? O diabo! E aqueles que praticam a mentira, são seus filhos. Leia-mos Jo 8.44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o principio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. Entre todos os pecados que poderiam ser mencionados como características de Satanás, o homicídio e a mentira são destacadas. “Ele foi homicida desde o principio e jamais se firmou na verdade”, Satanás nunca se firmou na verdade, pois sua boca sempre foi objeto de mentiras, para enganar os homens e induzi-los ao erro.
Porque devemos repudiar a mentira? a) Porque a mentira é do diabo e o que mente é seu filho (Jo 8.44); b) O justo aborrece a mentira (Pv 12.19; 13.5), 12.19 “O lábio veraz permanece para sempre, mas a língua mentirosa, apenas um momento”, 13.5 “O justo aborrece a palavra de mentira, mas o perverso faz vergonha e se desonra”. C) Porque o mentiroso não entra no reino do céu, veja em Ap 21.8: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”. Que sejamos praticantes da verdade, deixando de lado a mentira e nos voltando mais e mais para o Senhor, pois a nossa herança, foi Deus que nos deu, que é o céu. Que possamos evidenciar essa característica de verdadeiros servos de Deus.


III – EM SER INIMIGO DO MAL E AMIGO DO BEM.

Na primeira parte do versículo 11 de I Pedro, nos é dito: “Aparte-se do mal, pratique o que é bom”. Sabemos que o caminho do mal é o caminho do ímpio. O homem natural busca fazer o contrário à vontade de Deus, nós os servos do Senhor devemos andar no caminho do bem, é o que o texto nos aconselha: “Aparte-se do mal, pratique o que é bom”; estamos seguindo o caminho do bem e praticando o que é bom? Deus conhece os nossos caminhos, ele sabe o que fazemos ou o que deixamos de fazer, ele conhece o que estamos pensando neste momento. Para andarmos no caminho do bem, é preciso fazer a vontade do nosso Deus, e a vontade do nosso Deus é que o amemos de todo o nosso coração e também ao nosso próximo como a nós mesmo. Como falamos antes, Deus conhece os nossos caminhos, vejamos Sl 1.6: “Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá”. Em Pv 4.19, também nos é dito: “O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam”. O caminho do mal pertence aos perversos, nós devemos estar distantes de tal caminho, devemos andar no caminho do bem, pois esse é o caminho dos servos do Senhor. “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminho de morte”, Pv 14.12. O mundo tem apresentado uma mascara que tem enganado a muitos. A maldade e a malicia tem levado a muitos a não confiarem mais em ninguém, até dentro da igreja tem acontecido isto. O mundanismo tem adentrado na igreja, os caminhos de maldades têm que ser deixados de lado, pois é isso que o texto de I Pedro 3. 11 nos diz. Somos intimados a deixar o mal e seguir o bem, começando pelo refrear da língua. Uma coisa que é difícil ser feito, é pagar o mal com o bem. A tendência é: “Se alguém pisar no meu pé, eu revidarei” e muitas vezes pecam contra o Senhor, usando a sua palavra para sustentar a sua maldade, quando diz: “esta escrito: Olho por olho, dente por dente”. Vejamos o que nos é dito em Rm 12.17, 20: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mais daí lugar á ira; por que está escrito: A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. É o que é exortado pela palavra de Deus, para que nós observemos esta regra, para vivermos bem, e em harmonia um com os outros deixando a maldade e praticando o bem. Praticar o bem e detestar o mal é uma elevada expressão do caráter cristão. O nosso semblante demonstrará esta mudança; demonstrará que realmente somos novas criaturas, “Porque assim é a vontade de Deus, que pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos” I Pe 2.15, nossas ações serão evidenciadas e pesadas na balança do Deus Vivo, não devemos usar da nossa liberdade cristã, como pretexto para impiedade, mas vivendo como verdadeiros servos de Deus: “Como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malicia, mas vivendo como servos de Deus. Essa deve ser a nossa postura de cristãos, honrar ao Senhor nosso Deus, nos distanciando do mal e praticando o bem.


IV – EM SER AMIGO DA PAZ

Por fim, ao avaliar-mos toda a nossa vida e testemunho cristão, como segurar-mos a nossa língua, para não falar-mos, coisas que não edificam, mas destroem, repudiarmos a mentira, pois para Deus não existe mentirinha, ou mentira grande, ambas tem o mesmo peso e nos distanciarmos do mal, pois o caminho do mal pertence aos ímpios, que terão a sua recompensa no ultimo dia. Avaliemos também que ao deixarmos todas as práticas citadas anteriormente, devemos buscar a paz, ser amigos da paz. Esta paz que devemos buscar esta ligada ao que dissemos antes, ao invés de fazermos o contrário à palavra do Senhor, devemos ser santos. A nossa guerra não é entre nós, mas com o inimigo das nossas almas e não contra o nosso próximo. É nosso dever viver em paz com todos, “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”, Rm 12.18. a paz deve partir de nós, não brigam dois, quando um não quer, “se depender de vós”, buscar a paz com todos, por que o pacificador é filho de Deus e bem aventurado, por que Cristo é o príncipe da paz e nós os seus discípulos.

CONCLUSÃO:

Diante do que foi exposto, é nosso dever como cristãos, colocarmos em prática estas normas, para vivermos bem, dizemos isto por dois motivos:

a) Porque assim estamos agradando ao Senhor e glorificando o seu Santo Nome.
b) Porque ficaremos felizes, ou em paz com o nosso Deus e com o nosso próximo.