English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

sábado, 23 de junho de 2012

A PERFEIÇÃO DA LEI DE DEUS EM NOSSOS CORAÇÕES



Texto: Salmos 19.7-10

Introdução: Amados, a nossa sociedade vive como se não existisse lei. Vemos essa ideia na própria constituição brasileira, onde menores podem roubar, matar, estuprar, sem que ao menos responda pelos crimes que cometem, tanto se vocês observarem, toda quadrilha de bandidos, todo o tráfico de drogas, sempre tem que ter menores.

O Estatuto da Criança e do adolescente, em seu artigo Art. 107 do capitulo 2 diz que:

A apreensão de qualquer adolescente e o local onde se encontra recolhido serão incontinenti comunicados à autoridade judiciária competente e à família do apreendido ou à pessoa por ele indicada.

Parágrafo único. Examinar-se-á, desde logo e sob pena de responsabilidade, a possibilidade de liberação imediata.

Ao se estudar sobre este estatuto, veremos que o menor infrator tem mais proteção e direitos do que um cidadão que cumpri com os seus deveres legais para com a pátria. Uma pessoa pode ser assaltada, estuprada e até mesmo morta por um menor, sem que este seja punido como deve ser.
A Constituição Federal proclama em seu artigo Art. 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: portanto, o direito à vida, cabendo ao Estado assegurá-lo em sua dupla acepção, sendo a primeira relacionada ao direito de continuar vivo e a segunda de se ter vida digna quanto à subsistência.
Ora, se todos são iguais perante a lei, porque muitos dependendo de sua classe social, são absorvidos ou punidos? Por que o menor pode matar um pai de família e ficar impune ou explodir um caixa de um banco e ficar por isso mesmo? São perguntas que não são respondida ao povo brasileiro.
Vimos nesta realidade que a lei humana é imperfeita e cheia de emendas que favorece a uns e outros não; impõe direitos a uns e é omissa quanto os deveres a outros.
Mas, ao nos depararmos com a lei de Deus, vemos o salmista declarar de uma forma poética:

I. “A Lei do senhor é Perfeita”

Isto quer dizer, não há emendas na lei de Deus; não impõe direitos a uns e não é omissa com os deveres a outros. O apostolo Paulo nos diz em Romanos 7.12 que a Lei de Deus “é santa, e o mandamento santo, justo e bom”. Não há corrupção na lei de Deus.
A Lei de Deus é perfeita porque Revela um Deus bondoso, que está sempre a zelar pela santidade do seu povo. O Escritor Ernest Kevan, em seu livro “A Lei Moral”, publicado pela Ed. Os Puritanos, fala da bondade da lei de Deus de várias formas:

1. A lei de Deus é boa em seu conteúdo – No seu significado espiritual.
2. A Lei de Deus é boa na sua autoridade divina.
3. A Lei de Deus é boa em seu uso.
4. A Lei de Deus é boa nas sanções pelas quais é fortificada.
5. A Lei de Deus é boa em suas funções.
6. A lei de Deus é boa em seu fim.

Por que a lei de Deus é tão importante para a igreja hoje? Para vida pessoal do crente, por que a lei de Deus é boa e tão importante? Ernest Kervan diz que o propósito da lei de Deus é quádruplo para o crente Porque:

1. Ela estimula a resistência ao pecado
2. Revela a corrupção interior
3. Destrói a hipocrisia e,
4. Aumenta a estima a Cristo

Muitos com o argumento de que vivem na era da graça, tem desprezado a autoridade e a importância da Lei de Deus para sua vida.
Assisti parte de um programa evangélico, onde o pastor orientou as pessoas a procurarem uma igreja para adorar a Deus. A intenção deste pastor foi boa, porém logo em seguida ele explicou que procurassem uma igreja que tivesse a Bíblia como regra de fé e prática, ainda vejo boa intenção neste pastor, mas quando ele foi detalhar a sua intenção, então eu vi problema em sua boa intenção, ele disse: “A Bíblia explica ela mesma! (Até ai concordo.) Procure uma igreja que sustente toda a Bíblia, não uma que utiliza ensinamento de homens, veja uma igreja que prove a sua doutrina não só com um texto, mas pelo menos com três versículos, dois do Novo testamento e um do Antigo Testamento, até por que, o A.T foi válido apenas para a nação israelita, como forma de história, não como doutrina”. Ou eu creio em toda Bíblia como revelação de Deus, ou não creio de forma nenhuma. Esse pastor entrou em contradição quando ele disse que apenas o N.t, pode ensinar a igreja de uma forma doutrinária. O Presbítero Solano Portela, escritor do Livro “A Lei de Deus Hoje”, publicado pela Ed. Os Puritanos fala em seu livro sobre os três aspectos da Lei de Deus. Ele Diz que “muito mal-entendidos e doutrinas erradas podem ser evitadas, se compreendermos que a Palavra de Deus apresenta os seguintes aspectos da Lei”:

1. A lei Civil ou Judicial – Representa a legislação dada a sociedade ou estado de Israel, ex.: Os crimes contra a propriedade e suas respectivas punições.

2. A lei Religiosa ou Cerimonial – Representa a legislação levítica do Velho Testamento, ex.: Os sacrifícios e todo aquele simbolismo cerimonial.

3. A Lei Moral – Representa a vontade de Deus para com o homem, no que diz respeito ao seu comportamento e seus deveres principais.

O grande problema é que muitas pessoas não sabem distinguir estes três aspectos da Lei de Deus. Acham que é uma coisa só, por isso querem cumprir na integra ou deixar de cumprir parte ou desprezar a Lei de Deus como um todo, quando na verdade tanto a Lei civil como a Lei Religiosa coube apenas para o estado de Israel, porém a Lei moral é valida para os nossos dias.
O problema de rejeitarmos a lei de Deus, é que somos pecadores, porém a lei de Deus é santa. Paulo diz: Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço, Rm 7.14,15.
Somos imperfeitos, mas a lei de Deus é perfeita e o que nos faz observar a lei de Deus de uma forma prazerosa aos olhos de Deus é o sacrifício que Jesus fez por nós na cruz do calvário. Este sacrifício nos deu possibilidade de observarmos a Lei de Deus e termos acesso a presença de Deus como justificados.

II. “A LEI DE DEUS REFRIGERA A ALMA”

Primeiro o salmista nos disse que a Lei de Deus é Perfeita, agora ele diz que a Lei de Deus Refrigera a nossa alma. O Salmo 15 nos diretrizes para caminharmos rumo ao céu, mas se observarmos o nosso interior, jamais entraremos no céu pelas prescrições que o Salmo 15 nos dá:

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado. (Salmos 15)

Ao contemplarmos a beleza, clareza e seriedade deste Salmo, podemos afirmar que não há nenhuma possibilidade de contemplarmos a face do Senhor, pois como Paulo afirmou: “...eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim”, Rm 7.18-20. Agora quando contemplamos o que cristo fez por nós, podemos responder com toda a convicção as perguntas que o salmo 15 faz:

Entraremos no tabernáculo de Deus por Cristo;
Moraremos no Santo Monte de Deus por Cristo.

Ao notarmos esta realidade impressa em nossos corações, podemos afirmar que temos paz com Deus, ou seja, nossa alma tem refrigério, pois Cristo cumpriu as prescrições da Lei de Deus, algo que para nós era impossível, pois a lei dizia: “Cumpra e viva; descumpra e morra”.
Ao olhar para dentro de si mesmo, o apostolo Paulo reconheceu a sua vulnerabilidade dizendo: “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?”. Talvez ao ouvir este sermão, você repita as palavras do apostolo Paulo: “Sou miserável pecador, não há quem me livre da condenação eterna!”. Paulo reconheceu que dependendo da Lei de Deus, ele estava condenado, pois sem Cristo, Paulo era um homem miserável, atolado no lamaçal de pecados, porém lembra que em Cristo, havia garantias de salvação, então declara que: “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”, Rm 8.1, 2.
Meus amados irmão e amigos, só em Cristo vocês podem ter refrigério para as suas almas. Só em cristo a Lei de Deus é refrigério em suas vidas. Mesmo em tribulações vocês tem certeza de que há paz em suas vidas pelo fato de que a condenação da lei deixou de existir pelo fato de Cristo ter cumprido a lei de Deus na cruz, por isso Paulo diz: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”, Rm 8.18.


III. "A LEI DE DEUS DÁ SABEDORIA AOS SIMPLICES"

O Rev. João Ricardo, pastor da Igreja presbiteriana do Brasil em são Raimundo nonato – PI, explicando esta parte do texto que fala que a Lei de Deus dá sabedoria aos símplices, ele diz:

“A lei de Deus “dá sabedoria aos simplices”(vs.7b) - “mahikimath” esta é uma palavra que deriva do vocábulo “hokemah” indica que a Palavra de Deus não visa produzir conhecimento especulativo, o uso desta palavra aqui aponta para o fato de um conhecimento prático, experimental, vivencial com Deus. A Escritura deve produzir um conhecimento que nos leve a cairmos em humilhação diante de Deus; este é o verdadeiro sentido da sabedoria que a Lei produz. Por isso, que esta sabedoria é destinada os símplices = aos humildes”. – Fonte: http://www.portalsrn.com.br/joao_ricardo8.htm.

Um dos pedidos mais importantes que o rei Salomão fez a Deus e que muitos de nós, deixamos de fazer é pedir Sabedoria. Não a sabedoria própria, mas a de Deus a qual só é concedida aos humildes de coração. A Palavra de Deus nos diz que a “sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia”, 1 Cor 3.19.
Jesus em seu famoso sermão do monte diz que "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" Mateus 5:3. O que é ser humilde? Alguém respondeu que:

“Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles quem não tenta se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.
Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde, quem se vangloria da sua mostra simplesmente que lhe falta. Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência”. (Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100502161136AA065l3)

Você é humilde? A sabedoria que procede da lei de Deus é conferida apenas aqueles que buscam a humildade em seu coração e esta humildade não é fingida nem fabricada, ela nasce do nosso coração e torna-se evidente em nosso proceder.


CONCLUSÃO:

Ao lermos este artigo, qual o sentimento que e ele produz em nossos corações? Podemos ver neste artigo que a Lei de Deus é valida em nossos dias, e é válida não apenas para Israel como nação, mas para nós. Podemos resumir a lei de Deus em uma só palavra: “Amor”. Vemos na Lei de Deus, não algo monstruoso, mas o amor de Deus revelado a cada um de nós, pois Cristo nos amou ao ponto de cumprir a Lei de Deus por nós na cruz do calvário, por isso nas palavras de Paulo: “...nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”, Rm 8.1. Você está em Cristo? Nenhuma condenação há para você! Amém!

_____________________________________
Autor: Rev. Davi Gomes do Nascimento