English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

domingo, 11 de julho de 2010

Amor ao mundo ou a Deus?

Amor ao mundo ou a Deus?




TEXTO: 1 João 2.15-17

Amada igreja do senhor, graça e paz sejam convosco. Vivemos dias em que a igreja tem passado, não por um avivamento, mas por um esfriamento espiritual; a profecia de Mateus 24.12 tem se cumprido em nossos dias, no meio da igreja do Senhor Jesus, o texto nos diz que “por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”. De fato, o amor pela causa do Mestre tem se esfriado mais e mais, muitos tem dado ouvidos a fabulas, a falsas doutrinas, a carnalidade e ao mundo, porém no mesmo capitulo de Mateus 24, no versículo 13, tem uma promessa de vida, qual é essa promessa? “aquele que perseverar até ao fim será salvo”. Dentro desta perspectiva, a Bíblia ensina que os verdadeiros servos de Deus devem se opor ao mundo, porque:

1. O mundo está em trevas e nós somos luz, “Vós sois a luz do mundo”, Mt 5.14.

2. Deus trará juízo sobre este mundo por causa dos escândalos contra a palavra de Deus, “Vós sois a luz do mundo: não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”, Mt 18.7.

3. O mundo abafa a Palavra de Deus semeada em nossos corações, “Mas, os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera”, Mc 4.19.

4. No mundo não há paz, mas confusão, só em Jesus temos a paz verdadeira, “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá”, João 14.27.

5. O mundo nos odeia e nos afligi porque não lhe pertencemos, “Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece”, Jo 15.18,19. – “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo, eu venci o mundo”, João 16.33. “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os aborreceu, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não são do mundo, como eu do mundo não sou”, Jo 17.14,16.

6. Não devemos nos conformar com este mundo, “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”, Rm 12.2. O que significa este versículo pra nós? Vamos entender:

Conformar:

- ter a mesma forma que outro

- similar

- moldar-se de acordo com a mente e caráter de alguém
Ou seja, devemos ter e ser uma vida completamente diferente do mundo.

Quem ama o mundo, pratica as coisas do mundo, ou seja é dado as obras do mundo e quais são essas obras?

Obras do mundo
- “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”, Gl. 5:19-21

Prostituição - imoralidade sexual; adultério, fornicação, homossexualidade.
Impureza - proveniente de desejos sexuais, vida devassa, luxúria.
Lascívia - ações indecentes, conduta vergonhosa, sensualidade.
Idolatria - tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus
Feitiçarias - artes mágicas; I Sm. 15:23 = Rebelião = oposição a autoridade ou poder dominante
Inimizades - que detesta e se opõe a outro, hostil.
Porfias - contenda, disputa, discussão; comparada a idolatria – I Sm. 15:23
Emulações - ciúmes, rivalidade invejosa ou contenciosa.
Iras - paixão, raiva, fúria que ferve de forma imediata e logo se acalma outra vez. Ef. 4:26 – irai-vos e não pequeis
Pelejas - ambição egoísta, discórdia.
Dissensões - divisão, briga, divergência.
Heresias - opinião doutrinária contrária à verdade Bíblica
Invejas - misto de pena e de raiva; sentimento de desgosto pela prosperidade ou alegria de outrem; desejo de possuir aquilo que os outros possuem; ciúme; emulação, cobiça.
Homicídios - tirar a vida de alguém
Bebedices - inclui baderna, farra, danças... Frase de David Wilkerson: "Santos que Bebem um Golinho" - um clamor contra a alarmante disseminação da bebida entre os cristãos
Glutonarias - comer demais




(Extraído do site: http://www.levandoapalavra.com/)



Diante de tudo isto, a pergunta é: Que mundo é este, que João fala que não devemos amar? Não devemos ser tão ingênuos em pensar que é o globo terrestre, mas a colocação de João é para que evitemos as obras da carne.
A real intenção de Cristo nos chamar, pelo poder do seu sangue é para que busquemos a perfeição, disse Jesus: “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim”, João 17.23. O apostolo Paulo declara em Ef 1.4 que Fomos escolhidos para a santidade: “Como, também, nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis, diante dele em amor”. Que possamos seguir o principio de Cristo que é: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”, Mt 16.24. Quem quer servir ao Senhor Jesus deve:

1. Renunciar a si próprio,
2. Tomar a sua cruz e,
3. Seguir a Jesus.

Quem não segue este principio, Jesus disse que: “Quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim”, Mt 10.38.
Que Deus nos ajude a compreender a sua Palavra e com a ajuda do Espírito Santo possamos guardar em nossos corações e por em pratica o que aprendemos hoje. Amém.
_____________________________________________
Sermão pregado pelo Reverendo Davi Gomes do nascimento, no dia 11/07/2010 no templo da Igreja Presbiteriana Fundamentalista Betel a qual é pastor. O Reverendo davi é formado em Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano fundamentalista do Brasil e atualmente é professor do Seminário Presbiteriano fundamentalista do Brasil em Patos - PB, onde é professor de Novo Testamento.