English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

sexta-feira, 26 de março de 2010

ACHEGAI-VOS A DEUS, E ELE SE CHEGARÁ A VÓS

CHEGUE-SE A DEUS!

TEXTO: Tiago 4.8, 9
Introdução: Sabemos que o ser humano foi criado para viver na presença de Deus, porém um dia o pecado fez com que o homem se separasse eternamente do seu criador, conforme lemos no capitulo 3 de Gêneses. Isaias diz que os nossos pecados faz separação entre nós e o nosso Deus: “Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”, Is 59.2. Podemos ver através deste texto que deve existir um desejo ardente por estar na presença do Senhor. Deixem-me contar uma breve ilustração do que Tiago quer nos dizer com as suas palavras:
“Um jovem pastor, antes de ser empossado no pastorado de uma igreja do Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, foi prevenido de que a igreja estava morta. Ele fez o possível para despertar os crentes, sem grandes resultados. Finalmente comunicou que no domingo seguinte, todos estavam convidados para assistir ao enterro da igreja morta. A curiosidade fez com que todos os membros fossem ao templo. O pastor proferiu breve palestra fúnebre e depois convidou a todos para se acercarem ao caixão, colocado em frente ao púlpito: iriam contemplar o cadáver. Todos vieram, um por um, mas quando se abaixavam para ver o “cadáver” viam o próprio rosto refletido num grande espelho que o pastor mandara colocar no fundo do caixão... Dizem que a lição objetiva deu certo”.
Irmãos, é um tanto verdade que a nossa igreja se encontra nesta mesma situação. Que lição preciosa aqueles irmãos tiveram! Pois foram impactados pelos seus pecados. Achavam que iam ver uma pessoa morta, porem contemplaram o seu próprio rosto no espelho. Deus sempre se achegou ao ser humano, porem o homem sempre fugiu da presença de Deus, podemos dar Três exemplos de pessoas que fugiram e se esconderam da face do Senhor:

• Adão e Eva - E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me, Gn 3.9,10.

• Caim – “Onde está Abel, teu irmão?”, Gn 3.9.

• Jonas – “E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor...”, Jonas 1.3

Nisto Tudo Tiago diz: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”, Tg 4.8,9. É importante a nós buscarmos ao Senhor, porém se deixarmos de buscá-lo ele nos deixará, foi essa verdade que foi dita ao rei Asa, em 2 Cr 15.2: “O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará”. Quero lhes falar nesta noite de três necessidades que temos:

I. HÁ UMA NECESSIDADE DE NOS ACHEGAR-MOS A DEUS
II. SE NOS ACHEGARMOS AO SENHOR, ELE SE CHEGARÁ A NÓS
III. DEVEMOS NOS HUMILHAR DIANTE DO SENHOR


I. HÁ UMA NECESSIDADE DE NOS ACHEGAR-MOS A DEUS

Vivemos tão ocupados em nosso dia a dia, trabalhamos, estudamos, nos divertimos e isso não é ruim, pois precisamos de trabalho, estudo e diversão, porém devemos ter cuidado pra não colocarmos essas necessidades acima de Deus. Sabemos que a sociedade de então nos obriga a acompanharmos a tecnologia e também a nos aperfeiçoarmos para o mercado de trabalho. Hoje até pra ser gari, tem que se ter algum conhecimento, pois o mercado de trabalho é concorrido e quem não acompanha essa odisséia moderna estará fora dos padrões exigidos pela sociedade.
Em meio a tudo isso, podemos ver que as pessoas tem se esquecido de Deus. Muitas vezes estamos assistindo a um culto, mas o nosso pensamento é no celular que vai tocar para resolver problemas profissionais e até mesmo família. O Salmo 37.4 nos ensina a descansar no Senhor, pois Ele nos dará aquilo que precisamos para a nossa vida: “Deleita-te, também, no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará”. Como o ser humano tem colocados desculpas para não entregar a sua vida ao Senhor. Como crentes tem se distanciado de Deus. Temos colocado obstáculos, empecilhos e barreiras para nos dedicarmos ao Senhor. Quando dizemos: “Estou cansado, não posso ir a igreja”, A Palavra diz: “Deleita-te, também, no Senhor”; quando dizemos: “Meu coração anseia por uma bênção, mais eu ainda não consegui”, A Palavra diz: “Ele te concederá o que deseja o teu coração”, e quando dizemos: “Estou fraco nos caminhos do Senhor, nada pra mim da certo” a Palavra diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará”.
Quando estamos distantes do Senhor e da sua obra, somos atacados por três inimigos mortais da alma: O mundo, a carne e o diabo. Esses três são unidos para distanciar pessoas dos caminhos do Senhor, o que infelizmente tem conseguido, pois muitos tem deixado o primeiro amor por uma falsa imagem de cristianismo utópico (fantasia).
Quando deixamos de nos achegar diante do Senhor, somos obrigados a viver uma vida dez, ou seja desregrada, descompromissada, desatenta...; não temos a mínima vontade de ouvir a voz do Senhor, queremos ouvir algo que satisfaça o nosso ego, ligamos a TV, mas o pregador só fala de pecado condenação, abrimos a Bíblia, porém a Palavra só fala de compromisso com Deus, com a sua igreja e com o nosso próximo; vamos de igreja e igreja pra ver se encontro uma igreja menos problemática, mais animada, onde eu me sinta bem. Tudo isso, irmãos, é a imagem de um cristianismo falido e vazio.
Por isso podemos ver que há muita necessidade de nos achegarmos a Deus, para ouvir a sua voz nos consolando, confortando e repreendendo, pois quando Ele no repreende, nos dá evidencias do seu amor para conosco, Ele nos fala em sua Palavra: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso, e arrepende-te”, Ap 3.19.

II. SE NOS ACHEGARMOS AO SENHOR, ELE SE CHEGARÁ A NÓS

Sabemos que há uma barreira enorme entre Deus e o pecado, pois sabemos que os nossos pecados faz separação entre nós e o nosso Deus. O texto nos mostra que se nos achegarmos a Deus Ele se chegará a nós. Isso nos mostra o quanto estamos distantes do nosso Deus. Quando estamos distantes do senhor nada em nossa vida dar certo:

• No Trabelho,
• Na família,
• Na escola ou faculdade,
• Na vizinhança...

A vida se torna um caos total, e sabe por quê? Porque estamos distantes do senhor, vivemos pra nós mesmo. Há pessoas que criam uma redoma em sua vida impedindo assim o acesso de outras pessoas e até mesmo de Deus. O Senhor Deus nos diz em sua Palavra que: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”, 2 Cr 7.14. Notamos que há algumas condições para sermos abençoados por Deus

1. Se humilhar na presença de Deus;
2. Orar;
3. Buscar a sua face e;
4. Se converter dos Nossos maus caminhos

O que ganharemos se seguirmos o conselho do Senhor?

1. Ele ouvirá as nossas orações dos céus;
2. Perdoará os nossos pecados e;
3. Sarará a nossa terra.

É dessa maneira que Deus se chegará a nós, se nos achegarmos a Ele: Ouvindo o nosso clamor, Perdoando os nossos pecados e nos dando salvação.
Quanto tempo faz que você ora e nada acontece? Quanto tempo faz que você desanimou de andar nos caminhos do Senhor? Ou até mesmo falta de vontade de vir a igreja. Será que você não está se afastando do Senhor. Lembre-se da Palavra que diz: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós”. O contrário, o que será? Se nos afastarmos de Deus Ele se afastará de nós.


III. DEVEMOS NOS HUMILHAR DIANTE DO SENHOR

Como devemos na verdade nos chegar diante de Deus? Com corações impuros? Questionativos? Exigentes? Como? Tiago nos dá uma dica: “Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”.
Tiago nos convida a revermos os nossos princípios cristãos, quando ele nos lembra que somos pecadores e que se não tivermos cuidado perderemos a atenção de Deus nas nossas vidas e em nossos caminhos. Tiago convoca aqueles que são de Deus a um arrependimento sincero pelo qual lamentamos nossos pecados. Quem não tem Deus, não está interessado em arrependimento de pecados, porem aqueles que servem ao Senhor busca arrependimento, pois sabem que são fracos e precisam do Senhor para animá-los na caminhada da fé.
O segredo para o sucesso espiritual é o humilhar-se diante do Senhor. O povo de Deus durante eras, deu provas de que uma vida de humildade e obediência, tem como troféu as bênçãos de Deus. Tanto Tiago como Pedro nos diz que se nos humilharmos diante do Senhor seremos exaltados, Pedro diz: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte”, Pedro 5.6. Por que devemos ser humildes? Jesus disse que: “Bem aventurados o humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”, Mt 5.3. A resposta é do Senhor Jesus Cristo, que nos diz que se formos humildes, herdaremos o reino de Deus. Irmãos, “O Senhor eleva os humildes e abate os ímpios até à terra”, Sl 147.6. Por isso é importante nos achegarmos a Deus com humildade, pois Ele se agrada dos humildes.
Não adianta termos uma teologia ultra reformada, ou até mesmo um puritanismo hipócrita se não temos uma vida consagrada e humilde diante do Senhor. Muitas vezes, ao invés de nos aproximarmos de Deus nos afastamos dEle, e quando nos afastamos do Senhor Ele se afasta de nós, é isso que Tiago está dizendo: “Achegai-vos a Deus e ele se chegará a vós”. Esse achegar-se diante do Senhor não é de qualquer jeito, mas com humildade verdadeira, Com os corações purificados, pois Deus não se agrada de impureza, de pecado. Tiago ainda diz que devemos sentir nossas misérias, e o que é sentir as nossas misérias? É um reconhecimento sincero de que somos pecadores e dependemos do Senhor, precisamos dEle para sarar as feridas que o pecado tem deixado em nossa alma. Quando reconhecemos as nossas misérias, somos levados a um sentimento de pesar diante do Senhor, onde muitos chegam a chorar, por que tem desagradado com os seus pecados ao Senhor, e quando pranteamos por causa dos nossos pecados, o nosso riso altivo e soberbo cai por terra. Como Tiago nos fala: “converta-se o vosso riso em pranto”; Onde a nossa alegria pecaminosa se torna em tristeza.
Quando temos este sentimento em nosso coração, então estamos verdadeiramente nos humilhando diante do Senhor; é quando sentimos o Senhor nos exaltando, nos dando vigor; colocando em nossas mentes que somos vitoriosos; Onde as nossas ansiedades são na verdade lançadas no Senhor Jesus. Precisamos nos chegarmos ao Senhor e nos humilhar diante dEle. Quando fizermos isso, experimentaremos um verdadeiro avivamento espiritual.

_________________________________________________

Rev. Davi Nascimento