English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Confiança em Deus, é garantia de descanso e sossego

Introdução:

Ilustração: QUEM TEM MEDO DE AVIÃO?
O menino estava sozinho na sala de espera do aeroporto, aguardando seu vôo.
Quando o embarque começou, ele foi colocado na frente da fila para entrar e encontrar seu assento antes dos adultos.
O menino foi simpático quando puxaram conversa com ele, e em seguida começou a passar o tempo colorindo um livro.
Não demonstrava ansiedade ou preocupação com o vôo enquanto as preparações para a decolagem estavam sendo feitas.
Durante o vôo a aeronave entrou numa tempestade muito forte, o que fez com que balançasse como uma pena ao vento.
A turbulência e as sacudidas bruscas assustaram alguns dos passageiros, mas o menino parecia encarar tudo com a maior naturalidade.
Uma das passageiras sentada do outro lado do corredor, ficou preocupada com ele e perguntou:

- Você não está com medo?
- Não, senhora, respondeu ele, levantando os olhos rapidamente de seu livro de colorir e piscando um dos olhos, meu pai é o piloto!

O salmo 56.11 nos diz: “Em Deus ponho a minha confiança e não terei medo”!

Em quem nós temos colocado a nossa confiança? Em quem você tem confiado? Sabemos que Deus é o único amigo que não decepciona, ele é aquele que sempre está ao nosso lado, nos momentos que mais precisamos.
A Palavra confiança significa: Segurança íntima com que se procede. Se confiança significa segurança intima, então sabemos que não é todo mundo que merece a nossa confiança. Mas quem é digno de confiança? Quem de fato merece a nossa inteira confiança? Sabemos que nem todos os nossos amigos e até mesmo pessoas da nossa família merece a nossa confiança, porém só há um que devemos depositar toda a nossa confiança, este é Jesus. Temos de fato confiado nEle, mesmo quando as coisas não andam muito bem em nossa vida, em nosso trabalho, em nossa família...? Quero falar nesta noite sobre alguns aspectos da nossa confiança para com Deus, ao ponto de levar-nos a descansar e sossegar, mesmo em meio as tempestades da vida.

I. A CONFIAÇA NOS LEVA A UMA CONCIÊNCIA DE CONVERSÃO E SOSSEGO.


O povo de Deus passava por muitos problemas, muitas provações e tribulações, porém todos estes problemas foram ocasionados por que o povo não buscava mais o Senhor, eles tinham se voltado aos deuses do Egito, eram povo que estava em rebeldia contra o Deus verdadeiro; vemos que o Senhor os chama a conversão, há muito tempo o Senhor os chamava ao arrependimento, que eles deveriam amar ao Senhor, crescerem em santidade na graça de Deus. Em 2 Crônicas 7.14, Deus chama o seu povo ao arrependimento, e faz promessas de cura, de bênçãos: E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Deus não tem prazer na morte ou mesmo no sofrimento das pessoas, o seu prazer é que todos se salvem, porem as pessoas sempre buscaram andar distantes de Deus, procurando fazer os seus próprios caminhos. Muitas vezes em seus planos e projetos de vida, consta tudo, menos o Senhor. Deus ainda chama dizendo: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós”, Tg 4.8.
A quanto tempo não oramos a Deus com o nosso coração? A quanto tempo não nos humilhamos na sua presença? Será que a nossa confiança para com Ele já desfaleceu? Pelo fato de vermos tantas lutas, tantos problemas, tantas provações, perdemos a nossa confiança nAquele que pode tudo. Um verso de uma musica diz: “Se quer alguém que possa confiar, confie em si mesmo”, esse verso está correto? Podemos deixar de confiar em Deus e confiar em nós mesmos?
Quando as pessoas perguntam se somos crentes, dizemos que sim e até defendemos a logomarca da nossa denominação, porem dificilmente somos perguntado se somos convertidos, pelo fato de verem a falta de conversão em nossa vida no sentido da nossa confiança para com o nosso Deus. O povo de Israel falhou nesse ponto, deixou de confiar no Deus de libertação, preferiram as algemas dos reis de outras nações, do que a liberdade condicionada a obediência a esse Deus Verdadeiro. É possível dizermos que somos convertidos e o nosso coração não confiar no Senhor. O conselho que a Palavra nos dá é que devemos descansar no Senhor, mesmo quando as coisas não estão muito boas. Você confia no Senhor? Então descanse nEle, pois os que confiam no Senhor serão com os montes de Sião que nunca se abalam, Sl 125.1.

II. A CONFIAÇA NOS LEVA A UMA CONCIÊNCIA DE SALVAÇÃO.

O apostolo Paulo, usado pelo Espírito Santo reconheceu que havia tribulações, tribulações tais, piores das que vivemos hoje, porém ele diz que “em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”, Rm 8.37. Nos esquecemos que a vitória já está garantida, pois Cristo garantiu por nós quando morreu na cruz do Calvário.
A Palavra nos diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir, porém Cristo veio para nos dar vida, essa vida já temos, já está garantida. Se o nosso problema, a nossa provação é alguém que nos acusa, a palavra nos diz que ninguém pode acusar aqueles que foram inocentados por Deus – “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica” Rm 8.33. Seu problema é alguém que quer lhe condenar, a palavra nos diz que ninguém pode condenar aqueles que foram absorvidos por Deus – “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” Rm 8.34. Seu problema é alguém que esta tentando lhe separar do amor de Jesus, seja eles família, vizinhos, amigos, a Palavra diz que nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Isso tudo nos leva a uma consciência de que somos salvos, e que as provas podem vir e virão e já vieram, porém elas tem limites. O diabo não pode cirandar com as nossas vidas, porque pertencemos a Cristo, somos propriedade exclusiva dEle, por que Ele nos comprou por preço que não podemos estimar, pois mui valioso, esse preço foi o seu sangue derramado na cruz. Se fomos comprados, qual deve ser a nossa postura diante de tudo o que acontece: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”, I Cor 6.20. Glorifique a Deus! Está doente? Glorifique a Deus! Está com problema na família? Glorifique a Deus! Alguém lhe decepcionou? Glorifique a Deus! Por que Cristo jamais te decepciona. Glorifique a Deus! Porque você é salvo!

III. A FALTA DE CONFIAÇA NOS LEVA A NÃO ACEITAR AS BÊNÇÃOS DE DEUS.

Quando não confiamos em Deus, somos levados a um senso de negação pelo que Deus tem feito em nossa vida. Quando estamos vivendo em provação, não conseguimos enxergar o quanto Deus nos ama, ao ponto de enviar seu próprio filho para morrer em nosso lugar, e isso faz com que deixemos de enxergar o que ele tem feito por nós. Muitas vezes Ele já respondeu as nossas suplicas, mas insistimos em sofrer, por que a resposta não é exatamente a que queríamos receber. O Salmista declara que Deus é a sua esperança e a sua confiança desde a mocidade, Sl 71.5, no salmo 78.28, ele diz que pôs a confiança dele no Senhor, e em Jeremias 17.7 nos diz que “Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR”.

Temos realmente confiado no Senhor? Temos percebido as bênçãos derramadas em nossas vidas? Ou temos negado o seu nome, a sua confiança, o seu amor, o seu cuidado?
Que possamos pedir ao Senhor que nos ajude a confiar mais em sua providencia, em seu agir, pois teremos descanso e sossego.

___________________________________________
Rev. Davi Gomes do Nascimento
Pastor da IPF em Santa Terezinha-PE