English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

sábado, 9 de junho de 2012

A Recompensa daqueles que servem sem esperar ser servidos

TEXTO: Mateus 20.28

INTRODUÇÃO:

Amados irmãos, todos nós já fomos a restaurantes, e alguns deles dispõe de serviço de garçons. Quando vamos ao restaurante, queremos ser bem tratados e bem servidos. Ao chegarmos ao restaurante, vemos a pessoa do garçom em seu posto, pronto para atender o cliente, ele dispõe de cardápio, caneta e caderneta para anotar o pedido dos clientes. Quando o cliente faz o pedido, o garçom corre a conzinha, comunica o pedido e logo já está servindo o cliente. Um detalhe interessante é que se o pedido que foi feito demora, logo estamos reclamando do atendimento, pois estamos pagando pelo serviço e pela comida.
Mas será que ao analisarmos este exemplo, podemos comparar o reino de Deus com o restaurante que vamos, onde quero ser bem servido? Será que a igreja é uma grande mesa, onde sentamos e esperamos para sermos servidos? A igreja é um restaurante com garçons de prontidão para servir ou uma agência de pessoas ocupadas, servindo na seara do Mestre?

TEMA: A Recompensa daqueles que servem sem esperar ser servidos.


I. FOMOS CHAMADOS PARA SERVIR A JESUS.

Para o crente é e deve ser um grande prazer anunciar a todos que é um servo(a) de Deus. Porém nem todos conseguem contemplar que temos privilégios, mas também temos grande responsabilidades. Muitas vezes como crentes, queremos apenas ter o prazer de sermos servidos, porém na hora em que somos convocados para servir, colocamos vários empecilhos, várias desculpas que por muitas vezes da para enxergar o teor de mentiras e falsidades. O privilégio do crente ser filho de Deus pela fé em Jesus é indi¬zível, pois faz parte da família de Deus.
A Bíblia nos ensina que os nossos caminhos, atitudes e decisões, mesmo que imaginemos serem só nossos, não o são. Se alguém não se empenha em servir a Deus, estará, servindo a si mesmo, ao pecado e ao Diabo, ainda que inconscientemente. Se quisermos viver segundo a nossa própria cabeça ou coração, tomaremos decisões e seguiremos caminhos contrários à vontade de Deus. Precisamos entender que não fomos chamados para sermos senhores, mas para sermos servos, fomos chamados para servir e não sermos servidos. À muitos crentes que costumam sentar e esperar apenas serem servidos, escutam as pregações dominicais, cantam hinos de louvor, oram, mas não há nenhuma transformação, não há nenhuma mudança, amam viver na mesmice, não gosta de mudança e nunca esta disposto para contribuir com os trabalhos da casa de Deus. Infelizmente há aqueles que de fato jamais iremos contar, muitas vezes pela sua inércia até esquecemos de contá-los como parte e tudo isso pelo fato da sua indisposição em servir.
Jesus Cristo disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” Mt 11.28. Parece que muitos pararam no “vinde a mim”, e esqueceram que mais na frente Jesus Também diz: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”, Mt 28.19, 20. Há uma continuação, não parou apenas no vinde, mas segue no ide. Isso nos mostra o propósito pelo qual Cristo nos chamou, Ele nos chamou para o serviço, não foi para apenas recebermos.
Um outro problema que tem acontecido em nosso meio, é que muitas vezes nos empenhamos em servir, apenas para buscar reconhecimento, queremos que as pessoas se agradem pelo que estamos fazendo. Temos uma verdade, que precisamos entender: “Você que gosta de agradar e buscar ser reconhecido, nunca, janais você vai conseguir agradar e se reconhecido por ninguém”, você pode fazer 99, 9%, se você não fizer 100%, não fez nada. O apostolo Paulo diz uma verdade para aqueles que fazem a obra do Senhor, tendo em vista ser reconhecido por todos, ele diz: “Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens”, Ef 6.6. Ele ainda diz sobre este assunto: “Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo”, Gl 1.10. Ele continua a falar sobre esse tema: “Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações”, 1 Tess 2.4. Em todas estas palavras, o objetivo do apostolo Paulo, era agradar somente a Deus, ele tinha em vista a glória de Cristo e não o reconhecimento humano. Deus nos chamou para servir. Devemos estar sempre prontos para o serviço de Cristo e deixemos de dar desculpas, isto é um pecado muito grave.

II. FOMOS CHAMADOS PARA SERVIR UNS AOS OUTROS

Um outro fatos que tem nos preocupado muito é justamente a má vontade que temos de servir uns aos outros, e como falamos antes, queremos apenas que os outros me sirva, mas não tenho tempo para servir ninguém. Ficamos observando muitas vezes quando se tem um aniversario ou alguma festividade na igreja, a atitude de algumas pessoas e esperar que lhe sirvam, muitas vezes não tem coragem de pegar uma bandeja e servir as outras pessoas, talvez seja vergonha... não sabemos, mas se temos vergonha de servir, deveríamos ter vergonha de ser servidos também, em 1 Tess 3.10, Paulo nos diz: “se alguém não quiser trabalhar, não coma também”. Chegamos a igreja e nosso filho derramou refrigerante na igreja, ficamos quietos, pelo fato de haver alguém responsável pela limpeza da igreja e muitas vezes afirmamos de uma forma egoísta e mesquinha: “Eu pago e quero que seja feito”. Isso não é o que a Bíblia ensina, a Bíblia nos dia que devemos considerar os outros superiores a nós mesmo. A criança esta correndo pelos corredores da igreja, então Falamos: “Tem um Diácono à porta, é obrigação dele cuidar disto”. Salmos 133.1 nos diz: “OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”. Se não há união entre os irmãos, tão pouco haverá disposição para servir. Paul Moody disse que: “A grandeza de uma pessoa não consiste no número de servos que possui; mas sim no número de pessoas a quem ela serve”. Quais são as formas de servimos uns aos outros?

1. Ter comunhão uns com os outros (1 Jo1:7)
2. Amar uns aos outros (Jo 13:34-35)
3. Alegrar com os que se alegram (Rm 12:15)
4. Chorar com os que choram (Rm 12:15)
5. Não julgar uns aos outros (Rm 14:13)
6. Cooperar uns com os outros (1 Co 12:25)
7. Perdoar uns aos outros (Ef 4:32)
8. Suportar uns aos outros (Cl 3:13)
9. Edificar uns aos outros (1 Ts 5:11)
10. Ser hospitaleiro uns com outros (1 Pd 4:9)
11. Orar uns pelos outros (Tg 5:16) – (Franklin Martins)

Estas são apenas 11 formas que temos para servir uns aos outros, se não queremos cumprir este mandato bíblico, estamos no lugar errado, pois a igreja é lugar para pessoas que querem servir e não ser servidos. Você realmente é um servo como você afirma ser? Tem seguido este padrão?

III. FOMOS CHAMADOS PARA SERVIR A SOCIEDADE

Além de servir a Cristo e aos nossos irmãos, é nossa obrigação servir também a sociedade. Muitas vezes nos esquecemos que somos responsáveis por aqueles que desconhecem a Palavra da salvação, digo isto pelo fato de como igreja, muitas vezes nos isolarmos em nossas quatro paredes do nosso templo, enquanto almas estão morrendo sem conhecer a Salvação conquistada por Jesus na Cruz do calvário.
Há muitos projetos sociais de cunho religioso que tem em vista atender a sociedade de uma forma em geral, porém não precisamos criar tal projeto para servimos como servos de Deus a uma sociedade decadente e tão distante de Deus. O nosso bom testemunho é uma forma de servirmos bem. Hoje o meio evangélico esta tão desvalorizado e desacreditado que se torna difícil evidenciarmos a nossa nova vida em Cristo, porém não é algo impossível. Podemos, sim fazer a diferença e mostrar ao mundo quem é Jesus, qual o seu plano de salvação. A igreja não foi chamada para viver apenas pra si, mas foi chamada para servir e servir bem.

CONCLUSÃO:

Voltemos ao exemplo do garçom. Sua função parece ser humilhante, onde muitas vezes ele vai ouvir muitas coisas que não são agradáveis, porém haverá ocasiões em que ele será bem recompensado pelos seus serviços. Ganhará gorjetas, além do seu salário, ele ganhará comissões pela quantidade de clientes atendidos por ele. Amados tudo tem o seu preço, e o preço de servimos bem a Cristo, aos nossos irmãos e a sociedade é o sangue de Cristo vertendo na cruz para nos dar a vida eterna. Jesus não veio para ser servido, você é melhor que Jesus, para querer apenas ser servido? Se você não servir bem ao Mestre Jesus, se optares pelas desculpas quando chamado para o serviço, você estará longe de ser um servo completo. Jesus disse que deu a sua vida para o resgate de muitos, ele serviu o seu melhor, ele serviu a sua própria vida, o que você pode servir pra ele? Que Deus coloque esta verdade em nossos corações e nos faça ver a urgência que temos para servi-lo melhor. Amém!

Rev. Davi Gomes do Nascimento