English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

BEM AVENTURADOS OS QUE SOFREM PERSEGUIÇÕES

Texto: Mateus 5.10

Introdução: “Bem aventurados os perseguidos, por causa da justiça. Porque deles é o Reino dos céus”, Mt 5.10. Esta é mais uma bem aventurança ensinada por Jesus no famoso sermão do monte. Jesus aborda as perseguições que os seus seguidores sofreria com a afirmação de que eles seria felizes ao serem perseguidos, mas alguém poderia perguntar nesta noite: “Mas pastor, qual é a felicidade que uma pessoa pode ter em sofrer perseguições, provações e até mesmo morrer”?. E é esse o problema que acontece em nossas vidas, pois não conseguimos enxergar além das perseguições, só enxergamos os problemas como vemos.

Um exemplo do que estou falando e um fato verídico que vivemos hoje é a situação do pastor evangélico Yousef Nadarkhani. Ele foi preso há dois anos, julgado e condenado à morte por apostasia, por se recusar a renegar sua fé cristã. Vivemos uma certa perseguição até mesmo em nossa cidade, onde os valores cristãos evangélicos são desprezados e rejeitados pela maioria dos habitantes desta cidade. Somos perseguidos até mesmo entre nós mesmos, os evangélicos, que se dividem entre si, onde a meta não é levar almas a Cristo, mas prova que a minha igreja é melhor que as outras. Vivemos perseguições até mesmo em nosso lar, onde a meta principal de muitas pessoas, até mesmo em nossa família é nos desestimular de prosseguirmos em nossa jornada rumo aos céus.

Mas o que Jesus queria dizer com “Bem aventurados os perseguidos”...? Por que alguém perseguiria os crentes? Jesus nos disse em João 15.18, 19 Que a causa de sermos perseguidos é que não somos deste mundo e por isso o mundo nos odeia: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia”. O problema é que pertencemos ao Reino celestial, e isto é inconcebível para aqueles que vivem no mundo sem Deus e sem salvação. Jesus nos diz que Ele foi perseguido e por isso, por causa do Nome dele nós seriamos perseguidos também, pois não somos maiores ou melhores do que o nosso Senhor: “Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa”, v. 20.

Precisamos entender algumas verdades, para entendermos com clareza, o que Jesus queria dizer nesta bem-aventurança:

I. O QUE É SER PERSEGUIDO?

II. POR QUE SOMOS PERSEGUIDOS?

III. QUAL DEVE SER A NOSSA POSTURA?

IV. QUAL O NOSSO PRÊMIO?

I. O QUE É SER PERSEGUIDO?

O que Jesus teria em mente ao falar sobre ‘os perseguido’? Vocês sabem que servir a Deus é enfrentar os comentários maldosos de muitas pessoas que discordam da nossa fé; é ser rejeitado por que serve o único Deus verdadeiro; é viver uma vida de separação do mundo, da carne e do diabo. Você já foi perseguido ou é perseguido por causa da sua fé? Você já foi tentado a desistir da caminhada? Muitas vezes as perseguições vem de uma forma que não percebemos, ela vem fantasiada, mascara; ela vem de uma forma sutil. As perseguições muitas vezes são como o câncer, que em muitos casos só se percebe quando o medico desengana.

Muitas vezes lamentamos algumas situações que vivemos, mas nos esquecemos que tem pessoas que estão vivendo coisa muito pior, e mesmo assim glorificam o nome de Cristo. Muitas vezes quando achamos que somos perseguidos, nos pomos a murmurar e perguntar pra Deus o que fizemos para merecer tal situação, não sabemos nem o que é de fato uma perseguição. Quero dar alguns exemplos de pessoas que neste exato momento sofrem pela fé que Cristo conferiu em seus corações:

Os cristãos são proibidos de praticar sua religião na Arábia Saudita. No Paquistão, a população cristã está sendo sistematicamente destruída por grupos islâmicos apoiados pelo regime. Incêndios a igrejas, conversões forçadas, estupros, assassinatos, sequestros e perseguição legal de cristãos paquistaneses se tornaram ocorrências diárias.( http://verdades-proibidas.blogspot.com.br/2011/10/perseguicao-aos-cristaos.html).

Isso é ser perseguido por amor a cristo. Estas pessoas tem sede de vir a igreja, mas são impedidas por grupos radicais islâmicos, enquanto muitos moram vizinhos as suas igrejas aqui no Brasil, aqui em santa Terezinha, mas acha que a igreja vai está ali para sempre, para quando lhe der vontade vem “assistir a um culto”, não vem cultuar vem assistir. Igreja, Cristo está voltando! O cerco está se fechando contra a igreja de Cristo, espalhada em todo mundo. Como você tem se preparado para esta volta eminente do Mestre? Tem chorado por que quebrou uma unha? Já pensa que isso é provação, provação maior virá, e muitos irão cair, pelo fato de não estarem preparados.

II. POR QUE SOMOS PERSEGUIDOS?

Como já falamos antes, a causa das perseguições aos crentes, é Cristo. O apóstolo Paulo nos diz que devemos ser imitares dele, como ele era de Cristo, mas como Cristo era?

· Desprezado

· Rejeitado

· Oprimido

· Humilhado

· Foi ferido...

Mesmo assim ele diz “bem aventurado os que sofrem perseguições”, o apostolo Paulo nos diz que devemos imitar a Cristo. Para muitos de sua época, Cristo foi um perdedor, pois morreu pendurado em uma cruz que só era reservada para os piores criminosos, mas Paulo reitera novamente dizendo que a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”, 1 cor 1.18. E ainda diz mais: Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”, Gl 6.14. Ele nos diz em sua Palavra que se o perseguiram, certamente irão nos perseguir também. Sabemos que a causa é o próprio Jesus, é por ele que sofremos e somos perseguidos.

III. QUAL DEVE SER A NOSSA POSTURA?

Muitas vezes ficamos a nos perguntar: “Por que muitas pessoas, que hoje estão tão firmes em suas igrejas, der repente caem”? A resposta é que deixam de olhar para Jesus. Hb 12:2 nos diz: “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”. A nossa atitude em meio as perseguições é:

a) Regozijar e exultar – Jesus diz: “Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós”, v. 12. Uma reação inesperada por parte do mundo, porém coerente como resposta de Deus.

b) Não retaliar

c) Não ressentir

d) Não deprimir

e) O QUE RECEBEMOS DE CRISTO?

Cristo faz algumas promessas para aqueles que sofrem perseguições, ele diz: “é grande o vosso galardão nos céus”, mas o que são galardões? Podemos dizer que são prêmios, ou salários, mas alguém falou que poderia ser as coroas que a Bíblia relata, como a coroa da vida, por exemplo. Mas a questão é que se passamos por perseguições aqui neste mundo, como toda certeza seremos recompensados na glória eterna.

Não seremos louvados ou reconhecidos pelo mundo por sermos crentes, antes o mundo vai nos perseguir. Que o senhor nos ajude a prosseguir em nossa caminhada, mesmo em meio as tribulações e perseguições de sta vida.


___________________________________

Sermão pregado pelo Rev. Davi Gomes do nascimento na igreja Presbiteriana Fundamentalista em santa Terezinha-PE, no culto Solene do dia 20 de Maio de 2012.