English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

HIPÓCRISIA ENTRE AS IGREJAS EVANGÉLICAS

TEXTO: Mateus 23.27

A palavra HIPÓCRISIA deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui.
Tenho visto bastante hipócrisia no meio evangélico, entre as igrejas evangélicas. Muitas pessoas, membros de igrejas históricas e tradicionais, (não falo inteiramente das novas denominações, mas daquelas que "orgulhosamente" carrega sobre si, o titulo de "histórica ou tradicional), perguntam o porque não tem havido crescimento em suas igrejas e até questionam se o evangelho não tem poder nos dias de hoje, a questão não é que o evangelho tenha poder para converter e concecer pecadores de seu pecado e do juízo vindouro, mas o problema inteiro é que no nosso meio está ifestado de crentes tradicionalista hipócritas, que amam mais a bandeira de sua igreja de que o próprio Cristo.
O texto de Mateus 23.27 é o retrato do que estou falando, pois Jesus não está falando para ímpios propriamente dito, mas para os religiosos de sua época, veja o que nos diz o texto: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia". Podemos ver que os fariseus eram aparentemente dotados de uma santidade externa, porém em seu interior a santidade verdadeira era ausente. Eram aparentemente cumpridores de seus deveres religiosos tradicionais, porém na prática estavam distantes de Deus. Podemos ver que tal fato tem ocorrido em nossos dias, pois igrejas e lideres tem defendido a placa de sua igreja com unhas e dentes, porém tem esquecido a prática do amor que é a base de um verdadeiro cristinaismo autêntico, Paulo diz: "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros", Romanos 12.10, antes Paulo diz que o amor não deve ser fingido, V. 9. Podemos ver que infelismente, no nosso meio é cada um por si. A impiedade tem ganhado espaço e nós estamos preocupados apenas em defender a nossa bandeira, o que infelismente, não é a de Cristo, mas a de nossa denominação. Paulo diz: "Amai-vos cordialmente uns aos outros", amai-vos? Isso está existindo de fato em nosso meio? Receio que não! Paulo ainda diz: "preferindo-vos em honra uns aos outros", temos dado a honra devida aos nossos irmão? Receio que não, pois queremos puxar a honra para nós mesmos, para a nossa denominação.
Vou lhes contar um fato, caro leitor: Quando o Senhor me converteu, ele me chamou a principio para uma Igreja Batista, no bairro onde morava na cidade do Recife. Servi ao Senhor naquela igreja por oito anos e claro nos alegramos muito com os irmãos que hoje não me consideram mais como irmão, mas como primo. Depois de oito anos, resolvi servir ao Senhor em uma igreja Presbiteriana de posição Fundamentalista, onde estudei no seminario Presbiteriano Fundamentalista. Certo dia o professor de denominações e seitas nos pediu um trabalho em grupo e o meu grupo ficou responsável para estudar sobre a igreja Batista, seus principios e governo; decidimos ir a um culto na igreja que fui membro durante oito anos, a minha equipe era composta de um presbitero e quatro semináristas; fomos a dita igreja. Quando chegamos era um culto de Ceia, ocupamos apenas um banco, porém quando um diacono que me conhecia a muitos anos passou com os elementos da ceia, ele passou direto por nós, mas olho para mim e disse: "Se você ainda fosse Batista, você poderia ceiar conosco, como não é mais, é uma pena". Aquilo me entristeceu profundamente, pois aprendi que a ceia é do Senhor e não de uma denominação e eu e meus amigos como pertencemos ao corpo de Cristo poderiamos ceiar também, mas não foi o que aconteceu. Isso é apenas um dos muitos fatos que acontecem em nosso meio, o que não deveria acontecer.
Quando Jesus orou por nós, Ele disse para ser-mos UM, ou seja um só corpo, veja o que o Senhor Jesus nos diz em sua oração: "E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós", João 17.11. Outro fato que ocorreu, foi quando um irmão foi para outra igreja que não seguia os "principios Batistas"; Um diacono declarou publicamente: "Não era dos nossos", ele falou isto se referindo ao chamado pacto das igrejas batistas: "Finalmente, quando nos mudarmos para um lugar distante desta igreja e que nos impeça de participar aqui, nós ainda nos comprometemos a nos associar a uma outra igreja com os mesmos valores, para que possamos observar os princípios da Palavra de Deus". Sabemos que o nosso pacto é com o Senhor Jesus Cristo e não com uma placa de igreja. Hoje não sou visto mais como irmão, mas como "primo", por não ter cumprido o "pacto".
Que o amor de Cristo nos leve a um senso de amor verdadeiro e também reconhecimento de que somos filhos de um único Deus, pois ainda que tentemos dividir o céu em loteamentos denominacionais, a Biblia diz que quem vai subir é a igreja gloriosa pela qual Ele deu a sua vida derramando o seus sangue no madeiro. Lá no céu não tem os bairos: Batista, Presbiterianos, Assembléianos, Congregacionais... Não, não tem a placa de sua igreja amado leitor, tem sim aqueles que tem as marcas de Cristo, aqueles que foram selados com o Espirito Santo. Estes herdarão o Reino prometido. Deixemos a hipócrisia de lado, pois isto não conduzirá ninguém ao céu pois "Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos", Mc 9.35. Se você pensa em ser maior, será menor, se você pensa em brilhar seja como denominação, pastor ou membro de igreja, cuidado para que a sua luz não se apague, se pensas em ser melhor do que os outros, pela sua sabedoria, conhecimento ou a história e tradição de sua denominação, cuidado para não ouvir do Senhor Jesus no dia do Juízo: "Nunca vos conheci", Mt 7.23. Que Deus nos abençoe e nos ajude a nos amar verdadeiramente e não hipócritamente.

_________________________________
Pr. Davi Gomes do Nascimento