English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

sábado, 30 de junho de 2012

[SERMÃO] A Necessidade do Novo Nascimento na Vida do Crente



Texto:
João 3.1-3


Introdução: Amados irmãos, o texto que estamos considerando nesta noite, fala de um homem que era um Fariseu, “líder dos judeus”. Era um homem investido de autoridade religiosa, porém vazio de Deus. Seu coração desconhecia a vontade de Deus. Ele seguia apenas o que sua religião ordenava, porém não conhecia de fato o que era servir a Deus. Este homem se chamava Nicodemos.
Certa noite Nicodemos procura Jesus para conversar; ele vai a noite por que não queria ser visto conversando com Jesus, para ele não iria ficar bem ser visto com um homem que na visão da religião judaica, era inimigo do povo judeu.
Nicodemos Fala pra Jesus: “Mestre, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele” [João 3.2]; Nicodemos reconhecia que Jesus era Mestre, ou seja aquele que ensinava, e que o ensino de Cristo emanava de Deus, porém Jesus, que sonda os corações e intenções humana disse para Nicodemos: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” [João 3.3]; aquele homem que era investido de autoridade religiosa não tinha conhecimento do que era de fato nascer de novo.
Você já nasceu de novo? O que entendemos por novo nascimento? Qual a postura de uma pessoa que nasceu de novo?
Hoje vamos examinar sobre a necessidade do novo nascimento na vida do crente.

Tema: A Necessidade do Novo Nascimento na Vida do Crente

I. ENTENDENDO O NOVO NASCIMENTO

Nicodemos desconhecia sobre a realidade e a necessidade do novo nascimento. Ele via impossibilidade de novo nascimento pelo fato e costume de enxergar as coisas de Deus numa ótica humana e não espiritual. O apostolo Paulo diz que o “homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” [1 Cor 2.14].
Nicodemos por ser um homem religioso, conhecedor das Escrituras, ele pensava e agia pela carne, não havia regeneração em sua vida; ele cumpria o que sua religião mandava, mas não cumpria a vontade de Deus.
Nicodemos sem entender o que Jesus queria dizer com “Nascer de Novo”, ele pergunta: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” [João 3.4]. Talvez alguns aqui tenham as mesmas duvidas que Nicodemos tinha; talvez alguns nesta noite, mesmo sendo crentes membros desta igreja, desconhecem a realidade do novo nascimento; pode ser, que como Nicodemos, vivam apenas uma capa de religiosidade, porém sem de fato conhecerem o que é na verdade o novo nascimento.
A realidade do novo nascimento consiste em ser nova criatura, mas o que é ser uma nova criatura? O apostolo Paulo explica que ser nova criatura não consiste em rituais ou apenas uma capa de religiosidade falsa, mas está em Jesus Cristo: “Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura” [Gálatas 6.15]. O apostolo Paulo ainda diz: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” [2 Coríntios 5.17]. Se de fato nascemos de novo, devemos enteder que:

1) As coisas velhas já passaram
2) Tudo se fez novo

A ideia de novo nascimento, é como uma criança que está dando os primeiros passos na vida, ela está aprendendo coisas novas, não lembra de passado por que não há passado; a mesma coisa é o crente que entende que sua vida está recomeçando, ele não lembra do passado de pecados, pelo fato de que ele agora foi perdoado e que Deus não se lembra dos pecados que cometemos no passado, Deus disse: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro” [Isaias 43.25]. Nicodemos precisava entender essa verdade.


II. COMO DEVE VIVER A PESSOA QUE NASCE DE NOVO?

Quando uma pessoa nasce, ela vive na dependência dos pais. Os pais alimentam, cuidam quando a criança está doente, acompanham o crescimento e o desenvolvimento da criança, procuram dar uma boa educação... etc. O mesmo acontece com aqueles que nascem para Cristo, elas vivem na sua dependência, sabe que Jesus suprirá as suas necessidades, porém como a criança, aqueles que nascem de novo procurarão obedecer a Cristo em tudo e jamais o abandonaram. Estarão atentos aos mandamentos de Jesus. Nicodemos precisava entender que o novo nascimento não consistia em entrar no ventre de sua mãe novamente, mais um retorno a Cristo era preciso, também uma mudança de caráter era necessário para que o novo nascimento fosse evidencia em sua vida.
Aqueles que nasceram de novo deveriam ter o mesmo sentimento que tiveram aqueles que foram convertidos ao ouvirem Pedro falar das grandezas de Deus em cristo, em Atos dos apostolo nos fala de como deveria ser o nosso viver como nascidos em Cristo:

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” [Atos 2.42-47].

Foi nesse sentido que Jesus disse que Nicodemos precisava nascer de novo. O efeito do novo nascimento na vida do crente produz:

1) Perseveravam na doutrina
2) Comunhão
3) Vida de Oração
4) Pratica da Palavra de Deus
5) Temor a Deus
6) Adoração comunitária [Cultuar a Deus no templo junto com os irmãos]

Você nasceu de novo? Certamente você evidencia os efeitos produzidos pelo novo nascimento, os quais já citei. Se você ainda não evidencia estes efeitos em sua vida, reavalie seu novo nascimento hoje mesmo.


III. A RECOMPENSA DE QUEM NASCEU DE NOVO.

Quando alguém nasce, os pais além de cuidarem para que não falte nada para aquela criança, eles querem que o seu filho viva em um ambiente agradável e prazeroso. O mesmo acontece com aqueles que nascem em Cristo. Jesus disse para Nicodemos: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” [João 3.3]. Jesus disse que aqueles que não nascem de novo jamais contemplarão o Reino de Deus, ou seja não terão o direito de ver nem tão pouco morar no Reino de Deus.
O escritor J. C. Ryle, em seu livro “Meditações no Evangelho de João”, publicado pela Ed. Fiel, nos diz: “... ninguém pode tornar-se seu discípulo [de Jesus], a menos que o homem interior seja inteiramente purificado e renovado pelo Espírito, assim como o homem exterior é lavado pela água” - Pág. 32.
Quantos de nós vivemos apenas uma capa de religião sem que o homem interior tenha sido “purificado e renovado pelo Espírito”. Quantos de nós entramos por estas portas, apenas para cumprir uma exigência da nossa vida religiosa. É lamentável ver e ouvir pregações dominicais sem que haja mudanças e despertamento em nossas vidas pelos efeitos do novo nascimento.
Quando Jesus fala de novo nascimento “não se trata de uma simples reforma, melhoria, transformação moral ou mudanças de comportamento. Trata-se de uma profunda mudança de coração, de vontade e de caráter. É uma ressurreição espiritual, uma nova criação. Significa passar da morte para a vida. É a instauração de uma nova vida celestial em nossos corações inertes. É o surgimento de uma nova criatura, com uma nova natureza, que possui novos hábitos, interesses, desejos, apetites, discernimentos, pensamentos, esperanças e temores. Tudo isso, e não menos do que isso, é o que está envolvido na declaração que o Senhor fez sobre a necessidade que todos temos: “Necessário vos é nascer de novo”. [Meditações no Evangelho de João, J. C. Ryle – pág. 33-34]
Meus amados irmão, Jesus disse que se não nascermos de novo não poderemos ver o Reino de deus, porém a recompensa de quem nasce de novo é um dia não apenas ver o Reino de Deus, mas habitar eternamente nesse Reino que Jesus foi preparar para os que nasceram de novo.


CONCLUSÃO:

Ao nascer de novo, somos direcionados a vivermos uma vida de compromisso com o Senhor Jesus. Nossos pensamentos, palavras e ações soa modificados pelo poder do Espírito que em nós habita. Infelizmente muitas vezes entristecemos esse espírito por talvez desconhecermos a importância desse novo nascimento e por isso tentamos contar com glória o nosso “eu’ do passado.
Precisamos entender que o nosso velho homem, ou seja a nossa velha natureza morreu, e se a nossa velha natureza morreu, não temos que tentar ressuscitá-la novamente,pois como Paulo nos diz em Romanos: “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado” [Romanos 6.6].
Que o senhor nos abençoe e nos ajude a entender e guardar em nossos corações estas verdades.

___________________________________________
Autor: Rev. Davi gomes do Nascimento