English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

domingo, 8 de abril de 2012

JESUS, A NOSSA PÁSCOA



Texto: Fp 2.5-8


Introdução: Nestes dias como também no Natal, podemos ver os símbolos do paganismo sendo evidentes na mídia. O interessante é a sutileza que estes símbolos tem entrado nos lares de quase todas as pessoas, inclusive crentes. Estes símbolos são:

• No Natal – O papai Noel, a arvore de natal, as luzes...etc;
• Na páscoa – O coelhinho, o ovo de chocolate... etc.
• No são João – o milho, a fogueira as quadrilhas...
• No carnaval – escolas de samba, frevo...etc.

Se fossemos citar cada festividade, poderíamos passar a noite aqui, porém não é nosso interesse. A questão é o que está por trás de cada festividade. Por exemplo: Poucos sabem, mas as festas juninas são celebrações a deusa Juno, no paganismo romano, mas a igreja católica contextualizou para os festejo em homenagem a são João.

Mas alguém poderia perguntar: “O que tem de mal as festividades da páscoa”? Nada! Absolutamente nada. A questão é os símbolos e tradições que se tem criado em torno desta data. Por exemplo: pela tradição, as pessoas devem abster-se de carne, bebida alcoólica, e deve comer peixe, não há mal nenhum comer peixe neste dia, porém no judaísmo comemorava-se a páscoa comendo carneiro assado e pães asmos. O próprio Jesus, o Senhor e dono da igreja, celebrou a páscoa comendo um carneiro com os seus discípulos: E, no primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam a páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a páscoa? Mc 14.12. Quando Jesus manda os discipulos preparar a páscoa, os preparativos eram: Os preparativos eram: Imolar e assar o cordeiro, providenciar pães asmos, ervas amargas, sopa de frutas, água salgada e suco de uva.
Como o povo inclusive crentes, através da tradição entende que deve celebrar a páscoa: Comendo peixe e se embriagando de vinho e na maioria das vezes jejuando, quando a páscoa para o povo de Deus era uma ceia.
Jesus Cristo é a nossa páscoa. Quando João batista se encontra com Jesus, ele diz: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, João 1.29. João entendia que Jesus Cristo simbolizava o cordeiro, pois este morreria para expiar o pecado do mundo.
Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. João 6.53, 54.
O que significa realmente a páscoa em nossos dias? É o coelhinho da páscoa; é o ovo de chocolate que os comerciantes vendem? Qual origem do ovo da páscoa e do coelhinho:
A origem dos ovos e coelhos é antiga e cheia de lendas. Segundo alguns autores, os anglo-saxões teriam sido os primeiros a usar o coelho como símbolo da Páscoa. Outras fontes porém, o relacionam ao culto da fertilidade celebrado pelos babilônicos e depois transportado para o Egito.
A partir do século VIII, foi introduzido nas festividades da páscoa um deus teuto-saxão, isto é, originário dos germanos e ingleses. Era um deus para representar a fertilidade e a luz. À figura do coelho juntou-se o ovo que é símbolo da própria vida. Embora aparentemente morto, o ovo contém uma vida que surge repentinamente; e este é o sentido para a Páscoa, após a morte, vem a ressurreição e a vida. A Igreja no século XVIII, adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo. Assim foi santificado um uso originalmente pagão, e pilhas de ovos coloridos começaram a ser benzidos antes de sua distribuição aos fiéis.
Qual o significado da pascoal para nós? O que Jesus representa neste dia?

I. HUMILDADE

O apostolo Paulo em Fp 2.5 nos diz: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”. Que sentimento é este? É o sentimento da humildade, o qual todos, seguindo o exemplo de Cristo deveria ter. Paulo demonstra que mesmo sendo Deus, o Senhor Jesus não deixou de ser humilde, assumindo a semelhança de homem. O apostolo Paulo convoca todos, em especial a igreja, a ter esse mesmo sentimento de humildade. Não adianta nos abstermos de carne e comermos peixes, se não há este sentimento, o sentimento da humildade. Não adianta praticarmos o jejum, se não há este sentimento. Não adianta eu presentear minha esposa ou minha filha com um ovo de chocolate se este sentimento está ausente da minha vida. Também não adianta querermos evidência humildade se em nosso ser não há humildade alguma. Qual o sentido da páscoa pra você? Passamos o ano como intrigados de Cristo, mas nesta época nos emocionamos quando assistimos um filme da paixão de Cristo. Se Não adiante nada disso querido (a), se você não é humilde de coração. Jesus disse: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus, Mt 5.3. Mas você sabe realmente o significado dessa palavra?

Pergunte neste momento a você mesmo: “Eu sou humilde”? Pergunte ao irmão que está ao seu lado: “Você é humilde”?
A humildade é uma virtude que mais caracteriza as pessoas que exercem influência na sociedade. Ser humilde, ao contrário do que muitos pensam, não é ser pobre, destituído de bens ou uma pessoa simplória. Ser humilde é o oposto de ser orgulhoso. A Bíblia diz que o pior pecado é o orgulho. Essa é a raiz de todos os outros problemas na nossa vida. "Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes". Provérbios 11.2.
Por isso o apostolo Paulo diz que em nós deve haver o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus que foi um exemplo de humildade. Alguém poderia até dizer: Eu me orgulho da minha humildade, é ai que está o problema, não é a humildade excessiva, mas o orgulho que é o passo para o desvio do caminho do Senhor. Por que Paulo mostra neste texto que Jesus é exemplo de humildade a ser seguido? Ele diz que Jesus “Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus”, V. 6. Jesus é Deus, a Bíblia prova esta verdade, mas o apostolo Paulo nos diz que Ele não teve por usurpação ser igual a Deus. Paulo nos diz que devemos considerar os outros superiores a nós mesmo: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”, V. 3. O que significa isto? Não fazer as coisas para ser visto ou querer ser melhor do que as outras pessoas. Se queremos demonstrar que observamos a páscoa de uma forma correta e que amamos o cordeiro que foi imolado, devemos começar a ter uma vida de verdadeira humildade.

II. A NOSSA PÁSCOA É JESUS

O apostolo Paulo nos diz que a humildade de Jesus foi tão grande que Ele em obediência a seu Pai se entregou para salvar muitas pessoas neste mundo. Paulo nos diz que Ele “esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”, Vs 7, 8. Notamos neste versículo que nos é dito que:

“Ele se esvasiou-se a si mesmo” – Ele deixou a sua glória e veio habitar no meio de pecadores como nós. João 1.14 nos diz que: O Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Imagine você, deixar o conforto do seu lar, e voluntariamente ir morar no meio de mendigos debaixo da ponte, tendo como objetivo, ajudar estes mendigos. Jesus fez isso por nós. Deixado a sua majestade, sua glória, Ele veio habitar entre nós, pecadores fadados ao fracasso e a perdição eterna.

2. “tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” – Jesus conhece exatamente como somos por dentro, o que sentimos, o que pensamos. A nossa fragilidade. As nossas tentações. Paulo nos mostra que mesmo sendo Senhor, Ele assumiu a forma de servo. Em Is 53.5 nos diz que “ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. O senhor Jesus como servo sofredor, Ele sentiu dores, Ele sangrou, a sua carne foi perfurada... e tudo isso porque? Por que Ele muito nos amou. Jesus disse que “ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”, Jo 15.13.

3. “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” - O que levou Cristo a morrer na cruz do calvário foi o amor que ele sentia por aqueles que o Pai lhes deu. Ele disse que o Bom Pastor dar a vida pelas suas ovelhas. O exemplo de humildade de Jesus levou Ele a ser obediente ao Pai, ao ponto de ser pendurado no madeiro. O problema que os atores nestes dias, representaram os sofrimentos de Jesus, mas muitas vezes sem Jesus em seus corações. Muitos se abstiveram de comer carne e comeram apenas peixe, mas infelizmente não sabem o real significado da páscoa. A páscoa significa Jesus cristo sendo entregue para morrer na cruz para libertar o seu povo da ira vindoura.
Conclusão: Como você tem celebrado a páscoa? A semana Santa? Jesus faz parte dessa celebração?
Que o Senhor seja servido em termos vidas consagradas a Ele; Vidas dedicadas ao seu serviço. Jesus Cristo é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus é a nossa verdadeira páscoa. Amém.

______________________________________________
Autor: Rev. Davi Gomes do Nascimento
Sermão pregado pelo Rev. Davi Gomes do Nascimento na IPF Betel no dia 08/04/2012