English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

CARNAVAL, SATISFAÇÃO DA CARNE E INIMIZADE COM DEUS


Neste dias é comemorado no Brasil, o carnaval. Em alguns lugares do país entra em destaque as culturas regionais como as escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Maracatu e o frevo no Recife e Olinda, os trios elétricos na Bahia, enfim, todos buscam se alegrar nesta festa, porém desconhecem a sua origem, não sabem nem quando surgiu e o porque surgiu tal festa. Amada igreja do Senhor Jesus, nesta noite eu gostaria de compartilhar com vocês alguns aspectos desta festa, e o efeito que ela causa no mundo espiritual.

I. A ORIGEM DO CARNAVAL.

Esta festa teve inicio bem antes de nascermos, bem antes de Cristo nascer. A exatamente Dez Mil Anos antes de Cristo; homens, mulheres e crianças se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demônios da má colheita. As origens do carnaval têm sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as Festas Egípcias que homenageavam a deusa Isis e ao Touro Apis.
Os gregos festejavam com grandiosidade nas Festas Lupercais e Saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza. Os romanos adoravam comemorar com orgias, bebedices e glutonaria.
A Bacchalia era a festa em homenagem a Baco, deus do vinho e da orgia, na Grécia, havia um deus muito semelhante a Baco, seu nome era Dionísio, da Mitologia Grega, Dionísio era o deus do vinho e das orgias ou Bacanal.
"O Bacanal ou Bacchalia era o Festival romano que celebrava os três dias de cada ano em honra a Baco, deus do vinho. Bebedices e orgias sexuais e outros excessos caracterizavam essa comemoração.
Com essas poucas informações, já temos uma visão ampla de que o carnaval é uma festa pagã, onde deuses pagãos eram cultuados com Bebedices e orgias sexuais. Essa festa pagã foi aceita dentro do cristianismo antigo, como carnaval cristão. O Carnaval Cristão passa a existir quando a Igreja Católica oficializa a festa, em 590 d.C. Antes, a instituição condenava a festa por seu caráter “pecaminoso”. No entanto, as autoridades eclesiásticas da época se viram num beco sem saída. Não era mais possível proibir o Carnaval. Foi então que houve a imposição de cerimônias oficiais sérias para conter a libertinagem. Mas esse tipo de festa batia de frente com a principal característica do Carnaval: o riso, a brincadeira e o pecado...
É só em 1545, no Concílio de Trento, que o Carnaval é reconhecido como uma manifestação popular de rua. Em 1582, o Papa Gregório XIII transforma o Calendário Juliano em Gregoriano e estabelece as datas do Carnaval.
No Brasil, o carnaval foi chamado de Entrudo (Folguedo carnavalesco antigo, que consistia em lançar uns aos outros água, farinha, tinta e etc.) por influência dos portugueses da Ilha da Madeira, Açores e Cabo Verde, que trouxeram a brincadeira de loucas correrias, mela-mela de farinha, água com limão, no ano de 1723, surgindo depois as batalhas de confetes e serpentinas. No Brasil o carnaval é festejado tradicionalmente no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarentas dias que vão da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa.


II. A ORIGEM DA PALAVRA CARNAVAL, E O ENSINAMENTO BIBLICO.

São varias as versões sobre a origem da palavra Carnaval. No latim, Karnevāls quer dizer “o tempo em que se tira para o uso da carne”. Será que de fato, a Bíblia aprova essa idéia em que está inserido este contexto, esta festa, em que a carne se sobre sai. Em que a prostituição reina no coração dos homens? O que de fato a Bíblia fala com respeito ao uso da carne como é apoiado por muitos?

1. A Bíblia nos diz que os que andam segundo a carne, são passiveis de morte eterna e são caracterizados como inimigos de Deus, pelo fato de não agradarem a Deus com as suas praticas carnais – “Porque, os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; mas, os que são segundo o espírito, para as coisas do espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”, Rm 8.5-8. Podemos ver que a atração as coisas carnais, distanciam as pessoas de Deus. Não é só nesta festa pagã, que as pessoas se distanciam de Deus, mais infelizmente durante a sua vida. A festa pagã chamado carnaval, é só a evidência da carnalidade aflorada nas vidas dos que estão distantes do Senhor, pelo fato da Bíblia nos dizer que o ser humano é pecador, e que a sua personalidade espiritual e até mesmo material serem más. Quando vemos as pessoas tão envolvidas nesta festa carnal, podemos notar o quanto são distantes do Senhor, e pecando seriamente contra a sua palavra. Hoje podemos ver os comerciais de tv incentivando o sexo livre, com o usos de preservativos. Nisto tudo vemos também o incentivo a pratica homossexual. A Bíblia nos diz que aquele que se junta a prostituta se faz uma só carne com ela, Paulo diz: “Os manjares são para o ventre, e o ventre para os manjares; Deus, porém, aniquilará, tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Ora Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque como se diz, serão, serão os dois uma só carne”, 1 Cor 6.13-16. A pratica homossexual aflorada também principalmente nesta época é condenada pela Palavra do Senhor. Em 1 Cor 6.10 nos diz: Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores, herdarão o reino de Deus. Só aqui podemos ver os pecados que são evidentes nesta época. Sabemos que fora desta época, esses pecados, também acontecem, o problema é que neste período eles são aflorados tornando-se evidentes e claros para quem quiser observar.

2. A Bíblia também afirma que os que andam nos prazeres carnais não são filhos de Deus. O Apostolo Paulo nos diz em Rm 9.8: “Não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência”. Os filhos da promessa de Deus buscam de fato se desviar dos prazeres carnais, porque são filhos de Deus. Jesus ainda vai mais além quando diz que os que fazem a vontade da carne são filhos do diabo, Veja João 8.41-47: “Vós fazeis as obras do vosso Pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim, de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem de entre vós me convence de pecado? E, se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus”. Daí nós temos a idéia do porque crente não deve andar em festas pagãs, seja elas carnaval, são João, João Pedro..., por que aqueles que satisfazem a vontade da carne não tem evidências de que são filhos de Deus.

Isto nos serve de alerta, para quando vermos tais festas, nos afastar mais e mais, para não pecar contra o Senhor nosso Deus. Como o Apostolo Paulo bem falou: “Os que estão na carne não podem agradar a Deus”, Rm 8.8. Sabemos que após o culto, muitos seguirão até a praça para ver a festa de carnaval, não podemos impedir, o que podemos fazer é alertá-los para que prestem atenção neste sermão que neste momento ouvem, pois se forem, estarão sujeitos as tentações desta festa profana e pagã e se caírem em tentações como beber, praticas sexuais fora do casamento e outras coisas que são próprias desta época, vocês estarão pecando seriamente contra o Senhor, dando assim evidências de que não são filhos de Deus. Devem nos lembrar do que as propagandas enganosamente mostram que sexo seguro só com preservativos onde na verdade o sexo seguro só depois do casamento.
Aqueles que põe sua fé em Cristo Jesus jamais será engana, pois é essa verdade que a Bíblia ensina: “Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido”, Rm 9.33. Quando olhamos verdadeiramente para Jesus, ficamos deslumbrados com o seu resplendor sobre nossas vidas, passamos por este período reconhecendo os livramentos que o Senhor tem nos dado. Onde muitos neste momento servem a carne para a sua própria condenação, nós servimos ao Deus vivo para a nossa salvação. Quantas e quantas pessoas tem perdido as suas vidas neste período? Quanto jovens neste exato momento estão mergulhando nas drogas, com a idéia falsa de que estão buscando o prazer? Quantas mulheres estão sendo traída pelos seus maridos e quantos maridos estão sendo traídos pelas sua esposas? Amada igreja do Senhor Jesus, sabemos que o verdadeiro prazer está em Jesus, pois é isso que o Salmista fala no Sl 1.1,2: “BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. No Senhor devemos nos alegrar e cantar louvores ao Nome dEle, pois Ele digno do nosso louvor e não os deuses pagãos. Aqueles que tem prazer no pecado, serão julgados e condenados eternamente, Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade, 2 Ts 2.12.
O que lemos em Gl. 5:19-20 está presente na festa da carne (carnaval), e todas essas praticas e também as que são semelhantes a essas nos afastam de DEUS, ou melhor, nos tornam inimigos de DEUS. Veja:
“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra DEUS, pois não é sujeita à lei de DEUS, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a DEUS. (Rm. 8:7-8)”.
Para aqueles que não servem ao Senhor, pense nisso e tome uma posição e entregue a sua vida ao ÚNICO, SUFICIENTE, EXCLUSIVO E ETERNO SALVADOR JESUS CRISTO o único que pode te livrar da morte e perdoar todos os teus pecados. O final do caminho do pecado é um caminho sem volta, por que você acha que esse caminho é bom, mais ele conduz a morte eterna, pois ”Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”, Pv 16.25 e “O homem que anda desviado do caminho do entendimento na congregação dos mortos repousará”, Pv 21.16.

Que o Senhor nos abençoe e nos faça entender a sua Palavra e a sua vontade sobre nós.

Rev. Davi Nascimento

Nenhum comentário: