English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

domingo, 20 de dezembro de 2009

OS TRÊS INIMIGOS DA ALMA

O MUNDO, A CARNE E O DIABO
Por

Rev. Davi Nascimento



Uma das grandes falhas do povo de Deus, é pensar que uma vez salvos estão livres dos perigos e dos inimigos da alma. Nos conta uma ilustração que “Visitando uma fábrica de bússolas, um estudante curioso notou grande numero de aparelhos novos e polidos. Alguns tinham as agulhas apontadas para a direção norte e, mudando-se a posição da bússola, a pequena agulha voltava-se sempre para a mesma direção. Outros tinham as agulhas todas pa¬radas, não se mexiam: bússolas inúteis. Qual a explicação? O fato é que as primeiras estavam imantadas e as outras não. Da mesma forma, quando o amor de Cristo é comunicado a nós e ficamos cheios do seu poder, nossa vida aponta sempre para o rumo de Deus”. Precisamos, saber para que lado a nossa bússola está apontando, pois a Bíblia nos alerta para três inimigos poderosos que temos, são eles: O mundo, a carne e o diabo. Se não atentarmos para a bússola que é Cristo e a sua Palavra caminharemos para o lado errado da estrada, a qual conduz ao inferno. Aqueles que buscam caminhar nos caminhos do Senhor são conduzidos por Cristo que é a nossa bússola, até a glória eterna. Passemos a analisar as características dos nossos inimigos:

I. O MUNDO

Quando falamos em mundo, ou vida mundana, alguns chegam até a discordar dessa realidade, mas precisamos saber que quando o homem pecou, toda a criação foi corrompida pelo pecado da humanidade, o apostolo Paulo nos diz em Rm 8.20-22: “Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que, também, a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto, até agora”. Vivemos em um mundo de pecado em que a vaidade impera nos corações, onde as pessoas estão mais preocupadas com estética do que a sua vida com o Deus criador. Hoje o jovem não namora mais, o namoro foi substituído por apenas ficar, e nesse ficar tudo é liberado, até mesmo o sexo fora do casamento. É justamente ai que o crente precisa ter cuidado, pois o que parece ser normal ao mundo, aos olhos de Deus é pecado.
A influência do mundo é tão grande, que se as pessoas não acompanharem o ritmo ficaram desatualizadas da vida e do convívio com a sociedade. Qual a postura do crente em meio a tantas turbulências? A Palavra de Deus nos diz: “Vós sois a luz do mundo... Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”, Mt 5. 14, 16. Como crentes, precisamos fazer a diferença neste mundo pecaminoso. É inadmissível uma pessoa dizer que é crente, e viver na pratica do pecado. Precisamos entender que Deus nos salvou em Cristo para vivermos em conformidade com a sua Palavra, nos diz a Palavra: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. A palavra conformar, significa concordar e é justamente neste ponto que muitos de nós pecamos, pois quando concordamos com as práticas mundanas, pecamos contra o Senhor nosso Deus, pois a palavra nos diz: “Não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus, Tg 4.4. Diante de tudo isso temos um grande desafio, se escolhemos viver em conformidade com o mundo, somos inimigos de Deus, pois a amizade do mundo é inimizade contra Deus. O que vai ser? O que você escolhe? Vamos voltar a condição de inimigos de Deus? Uma vez que já fomos reconciliados com Deus, vamos voltar a ser inimigos novamente? Estamos com saudades da nossa velha natureza? Do velho homem? Paulo nos diz em Rm 5.10: “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus, pela morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Talvez você esteja pensando neste momento: “Eu nunca fui inimigo de Deus”, mas é o que a Palavra nos diz. Aqueles que são amigos do mundo, são inimigos de Deus. Se você continua amar esse mundo, ouça o que a Bíblia diz a respeito desse fato: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”, 1 Jo 2.15. Talvez você esteja se perguntando nesse momento: Por que se amamos o mundo o amor do Pai não está em nós? Deixe que a Bíblia responde a essa pergunta: Porque, tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo, v. 16. A Bíblia ainda responde que somos de Deus e que “todo o mundo está no maligno”, 1 João 5.19. Se de fato somos de Deus, não temos que andar em conformidade com o mundo, pois este pertence ao maligno, e este se opõe contra nós, sendo ele um dos grandes inimigos da igreja. Que possamos entender de uma vez por todas que vivemos nesse mundo, mas não pertencemos a ele, essa verdade foi dita pelo próprio Senhor Jesus: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece”.

II. A CARNE

Vimos antes que o mundo é um dos inimigos dos crentes, pelo fato dele pertencer ao maligno, sendo assim um dos maiores problemas do mundo são as tentações, as quais levam aos pecados carnais. A carne é o segundo inimigo dos crentes. Jesus alerta aos seus servos para uma vida de vigilância, pois se não vigiarmos, logo iremos ceder aos prazeres carnais, disse o Senhor Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”, Mc 14.38. Precisamos entender que as tentações são armadilhas que Satanás tem colocado nos caminhos dos servos de Deus, e o grande problema é que muitos tem caído nessas armadilhas e sabem porque? Há seis fatores que tem levado muitos a cair nas armadilhas de Satanás, são eles:

• Não tem uma vida de oração;
• Não medita na Palavra de Deus;
• Não tem comunhão com Deus nem com os irmãos;
• Não tem vida de testemunho;
• Anda como se não pertencesse a igreja de Deus;
• Pouco vem a casa de Deus.

Paulo nos diz em Ef 6.10-20 que devemos estar vestidos com todas a armadura de Deus “para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes”, v. 13. Sabem o porque de tantas provações e tantas quedas? Talvez os parafusos da nossa armadura estão frouxos ou já não existem mais, fazendo com que nossa armadura se torne frágil, dando assim lugar para o nosso inimigo entrar e fazer atrocidades, levando-nos a pecar com prazeres carnais. Que ver um exemplo disso? Qual é a sua fraqueza?

• Bebidas;
• Mulheres;
• Jogos;
• Vaidade...

É justamente nesse ponto que satanás vai penetrar em nossa vida quando a nossa armadura não está bem ajustada. Você acha que pode resistir aos prazeres carnais? Seu grau de espiritualidade é alto? Quero lhe dizer que a sua resistência e o se alto grau de espiritualidade nada é, se você não tem uma vida ao lado do Senhor; se a sua armadura está com falhas. Talvez você se ache um super-crente, mas se você não tiver intimidade com Deus, você será uma presa fácil pra Satanás.
Precisamos entender que “o que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”, Jo 3.6. Você é nascido da carne ou do Espírito, se do Espírito, trate de andar em Espírito. Paulo diz em Rm 8. 5-7: “Porque, os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; mas, os que são segundo o espírito, para as coisas do espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”. Isso nos leva a pensar na nossa situação diante de Deus, pois Paulo nos diz que:

1. Quem é da carne, pratica as coisas da carne;
2. Quem anda segundo o Espírito, pratica as coisas do Espírito;
3. Quem é inclinado a carne está sujeito a morte eterna;
4. Quem é inclinado ao Espírito, herdará a vida eterna e a paz com Deus
5. Quem é inclinado a carne é inimigo de Deus.
6. “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”, V. 8.

Estamos agradando a Deus com as nossas praticas? Deus está alegre com o nosso testemunho? A nossa vida evidencia amizade com Deus e inimizade com a carne? Precisamos nos lembrar que a carne é um inimigo poderoso daqueles que querem andar em conformidade com a Palavra do senhor. Que possamos afirmar como o apostolo Paulo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo, na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”, Gl 2.20. Se não vivemos para nós mesmos. Significa que Cristo vive em nós, porém se achamos que devemos andar em conformidade com a carne, Cristo não habita em nós.

III. O DIABO

A Bíblia diz que devemos ser sóbrios e vigiar “porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”, 1 Pedro 5.8. Tem gente que acha que só o fato de apenas ser crente o livra das garras do diabo. Podemos ver nas palavras de Pedro que ele é o nosso adversário e que ele anda em nosso derredor como um leão feroz e faminto, buscando nos devorar. Precisamos entender, irmão que nesse momento acontece uma guerra no mundo espiritual, nós não podemos ver, mas a Bíblia nos revela esse fato e se não tivermos uma vida de fidelidade para com o nosso Deus, iremos ser devorados. O diabo tenta envergonhar o Senhor Deus e a arma que ele tem, somos nós. Uma vez convertidos, e praticamos pecado, logo estamos envergonhando o evangelho e escandalizando a Palavra de Deus, mas Jesus exorta o seu povo dizendo: “Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é necessário que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!”, Mt. 18.7. O diabo, o nosso inimigo, faz com que muitos escandalizem a igreja do Senhor, porém Jesus disse: “Ai daquele homem por quem vem o escândalo”.
Sabem por que muitos não são edificados na igreja? Sabem por que muitos ouvem a Palavra pregada, porém não se convertem ao Senhor? Jesus disse que “A semente é a palavra de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois, vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que se não salvem, crendo”, Lc 8.11, 12. Se não estivermos atentos a Palavra de Deus, o inimigo verá uma brecha em nossa armadura e penetrará em nossa vida espiritual e quando percebemos estamos tão envolvidos nas praticas do mundo e da carne, e ficaremos desmotivados nos caminhos do Senhor. Será que isso já não aconteceu com muitos aqui? Se você sente que está nesta situação, aconselho que volte imediatamente para os caminho do Senhor, pois do contrário Satanás tragará a sua vida.
Em Ef 4.27 nos aconselha a não dar lugar ao diabo, em Tg 4.7, nos é aconselhado a sujeitai-nos, a Deus e resisti ao diabo, e ele fugirá de nós. Resistir ao diabo não é desafia-lo, pois Cristo já fez isso e venceu o desafio. Resistir ao diabo é ter o Senhor Jesus em nosso coração, ser fiel a Ele, servi-lo com sinceridade e o diabo fugirá de nós. Muitos entendem que resistir o diabo é desafia-lo, porém se esquecem da atrocidade que Satanás fez na vida de Jó, é claro que com a permissão divina. Não tente vencer o diabo com as suas próprias forças, mas pelo poder do Sangue de Cristo, sem essa verdade em mente, você será uma alvo fácil.
Como podemos entender que estamos fazendo a vontade de Deus? A resposta é: Andando em conformidade com os seus mandamentos, pois “o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes: que andeis nele”, 2 Jo 1.6. Do contrário conforme 1 João 3.8, 9: Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado, porque a sua semente permanece nele, e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

Precisamos conhecer esses três inimigos se queremos ter uma comunhão plena com o Senhor Deus. A vida do crente deve ser de vigilância, pois se ele cochilar espiritualmente ele dará lugar o mundo, a carne e ao diabo. Precisamos irmãos deixar de ser meninos na fé e amadurecermos as nossas mentes de modo que a nossa vida glorifique Ao Nosso Deus. Que Deus possa abençoar as nossas vidas. Amém.

____________________________________

*Sermão pregado pelo Rev. Davi Nascimento, na Igreja Presbiteriana Fundamentalista Betel, na cidade de Santa Terezinha - PE, no dia 20 de Dezembro de 2009.

Nenhum comentário: