English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

quinta-feira, 12 de março de 2009

SANTIDADE NO OUVIR


“Sabei estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Tiago 1.19.


O propósito desta carta era animar, confortar e ensinar os cristãos judeus, pois eles atravessavam um período de provações, tentações e havia também uma grande tendência de desvincularem a fé das obras. A carta do apostolo Tiago, traz um teor prático e apresenta preceitos morais para vida dos cristãos. Estudando está carta, percebemos que ela tem 108 versículos e entre estes versículos podemos encontrar 54 mandamentos. Destacamos um deles de suma importância para as nossas vidas, que é “o saber ouvir”.
Vivemos em uma época, em que as pessoas costumam ouvir menos, e falar mais. Nisso tudo podemos refletir de onde vêm as guerras, o ressentimento, lares em crise, casais se divorciando e tudo isto por que as pessoas perderam o habito de ouvir as outras.
Quando nos deparamos com a palavra de Deus, somos confrontados a ouvirmos mais e falarmos menos. Tiago nos ensina uma grande verdade quando diz que todo homem deve estar pronto para ouvir. Devemos notar que ele não exclui quem quer que fosse da exortação: “Todo o homem...”, Deveriam estar prontos para ouvir. O apóstolo alerta para alguns cuidados que os irmãos deveriam ter quanto à paciência no ouvir. Devemos saber que pela falta de paciência no ouvir surgem vários problemas de má interpretação e desses problemas surgem às contendas, iras, intrigas e a falta de comunhão no meio do povo de Deus. Podemos identificar pelo menos dois aspectos na recomendação do apostolo Tiago:

1. Os irmãos ouviriam prontamente a mensagem que estava sendo transmitida por meio da carta, e;

2. Quando fossem inteirados dos problemas existentes no seio da igreja, não fariam julgamentos precipitados, pois deveriam estar prontos a ouvirem mais.
Neste versículo, as recomendações soam como freio ao apetite de muitas pessoas que são atraídas a falarem precipitadamente. Muitos ao falarem precipitadamente dizem: “Falei o que meu coração pediu”, mas novamente somos confrontados pela palavra de Deus que “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?”, Jr 17.9. Ninguém conhece as intenções do coração, por isso todo o nosso proceder deve ser santo. Em tudo devemos buscar a santidade, especialmente no ouvir.
Tiago utiliza o mesmo principio que Paulo ao exortar que o homem deve examinar a si mesmo. Com poucas palavras, e de maneira direta Tiago escreve para evidenciar a cada indivíduo o seu erro, que ao ouvir precipitadamente provoca uma explosão de problemas.
Trazendo esta verdade para os nossos dias podemos refletir sobre duas perguntas:

· Será que o nosso ouvido foi convertido juntamente com o nosso corpo e espírito?

· As crises em nosso lar, igreja, trabalho, escola e vizinhança, não surgem pelo fato de exercitar-mos mais a nossa língua do que o nosso ouvido?

Que aprendamos a usar os nossos ouvidos como instrumento de santidade nas mãos do Senhor, para que não somente nós mesmos, mas que outras pessoas possam ser edificadas pelo nosso proceder.




Rev. Davi Nascimento

Um comentário:

Valdenice disse...

Amei o blog rev. Davi gomes! Que nosso Deus e Pai Abençoe esta tão amada Igreja com seu pastor e esposa! Abraço!
Valdenice!