John Stott morreu hoje às 03:15, horário de Londres (cerca de 09h15 CST), de acordo com John Stott Ministries Presidente Benjamin Homan. Homan disse que a morte Stott veio após complicações relacionadas à idade avançada e que ele tem estado em desconforto para as últimas semanas. Família e amigos íntimos se reuniram com Stott hoje como eles ouviram de Handel Messiah . Homan disse que John Stott Ministries vem se preparando para sua morte, nos últimos 15 anos. "Eu acho que ele foi um exemplo impecável para os líderes de ministérios de entregar as coisas para os outros líderes", disse Homan. "Ele comunicou ao amor de muitos para a igreja global e transmitiu a paixão pela fidelidade bíblica e um amor pelo Salvador." O porta-voz de Billy Graham divulgou a seguinte declaração do evangelista: "O mundo evangélico perdeu um de seus maiores porta-vozes, e eu perdi um de meus amigos pessoais e assessores Estou ansioso para vê-lo novamente quando eu ir para o céu.."
Christianity Today tem também uma seção especial sobre Stott e um apanhado do que os líderes cristãos e os amigos têm dito sobre o seu falecimento.
* * *
"Um evangélico é uma planície, cristã ordinária", disse John Stott Christianity Today , em uma entrevista de outubro de 2006. Da sua conversão na escola secundária Rugby em 1938 até sua morte em 2011 aos 90 anos, como exemplificada Stott extraordinária planície, o cristianismo ordinário pode ser. Ele não era conhecido como um pensador original, nem pretendem ser. Ele sempre se voltou para a Bíblia para a compreensão, e seu presente inesquecível foi o de penetrar e explicar as Escrituras. Como editor Kenneth Kantzer escreveu no CT "s páginas em 1981," Quando eu ouvi-lo expor um texto, invariavelmente exclamar para mim mesmo, 'Isso é exatamente o que isso significa! Por que eu não vê-lo antes?' "
Até a sua conversão e chamada subseqüente para o ministério cristão, Stott parecia caminhar para o corpo diplomático. A lingüista habilidoso, ele ganharia um primeiro em Cambridge em francês antes de ir para estudar teologia, na qual ele também ganhou a primeira vez. (A prestigiada "primeiro" é algo como "maiores honras" para uma pós-graduação norte-americana.) Ninguém duvida que Stott teria feito um diplomata soberba. Em seu ministério, ele reteve as melhores qualidades desse chamado, que é fiel e habilmente representar outra pessoa.
Um inglês apaixonado Sobre Evangelismo
Christianity Today tem também uma seção especial sobre Stott e um apanhado do que os líderes cristãos e os amigos têm dito sobre o seu falecimento.
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"Um evangélico é uma planície, cristã ordinária", disse John Stott Christianity Today , em uma entrevista de outubro de 2006. Da sua conversão na escola secundária Rugby em 1938 até sua morte em 2011 aos 90 anos, como exemplificada Stott extraordinária planície, o cristianismo ordinário pode ser. Ele não era conhecido como um pensador original, nem pretendem ser. Ele sempre se voltou para a Bíblia para a compreensão, e seu presente inesquecível foi o de penetrar e explicar as Escrituras. Como editor Kenneth Kantzer escreveu no CT "s páginas em 1981," Quando eu ouvi-lo expor um texto, invariavelmente exclamar para mim mesmo, 'Isso é exatamente o que isso significa! Por que eu não vê-lo antes?' "
Até a sua conversão e chamada subseqüente para o ministério cristão, Stott parecia caminhar para o corpo diplomático. A lingüista habilidoso, ele ganharia um primeiro em Cambridge em francês antes de ir para estudar teologia, na qual ele também ganhou a primeira vez. (A prestigiada "primeiro" é algo como "maiores honras" para uma pós-graduação norte-americana.) Ninguém duvida que Stott teria feito um diplomata soberba. Em seu ministério, ele reteve as melhores qualidades desse chamado, que é fiel e habilmente representar outra pessoa.
Um inglês apaixonado Sobre Evangelismo
Como qualquer bom diplomata, Stott sabia exatamente quem ele era e de onde ele veio. Nascido em uma emocionalmente próximo e culta família do médico, ele passou praticamente toda a sua vida no bairro de Londres mesmo. Quando criança, ele assistiu Todos os Souls Church, às vezes sentado na varanda e soltando maços de papel em chapéus das senhoras abaixo. Na sua ordenação na Igreja da Inglaterra em 1945, tornou-se pároco Stott lá e então, em 1950, reitor da igreja mal-guerra danificado. Ele permaneceria na equipe para o resto de seus dias.
Stott foi completamente Inglês de forma estereotipada: incisiva, cool, time-consciente, organizada e equilibrada. Embora tivesse um grande dom para a amizade, ele não foi dado a conversa fiada ou auto-revelação. (Ele tinha um senso de humor e era um talentoso músico amador.) Um solteirão convicto, ele mostrou uma formidável capacidade para o trabalho. Quando ele estava em um projeto escrito, ele poderia manter feliz sua própria empresa durante semanas a fio em seu retiro no País de Gales, moer a página após página de bem-regulado prosa.
Ao mesmo tempo, ele aproveitou o mundo em torno dele em toda sua variedade. Talvez nada mostrou isso tão óbvio como o seu amor ao longo da vida para observação de aves, que biógrafo de Timothy Dudley-Smith diz que beirava a obsessão. Em suas décadas mais tarde, Stott passaram uma parte grande de seu tempo viajando, em grande parte em países do Terceiro Mundo Maioria. Tempo para as aves foi quase sempre incluído. Ele viajou sem comitiva, às vezes, pregar em uma catedral e um dia debaixo de uma árvore a outra, encontro os poderosos e os humildes e permanecer em suas casas. Como um pastor de Londres, ele formou ligações fortes a uma grande variedade da humanidade. Quando ele encontrou oposição ou crítica, ele iria procurá-la para uma troca de pontos de vista. Ele não gostava de conflito, mas ele estava comprometido com o diálogo.
Desde o início, ele era apaixonado que marca registrada do evangelicalismo: evangelismo. O homem que o levou a Cristo, Nash EJH, ou "Bash", como era conhecido, trabalhou por Escritura União na elite Inglês escolas públicas. Stott tinha sido levantado para ir à igreja e ler a Bíblia diariamente, mas como um jovem estudante ele não tinha idéia de salvação pessoal. Bash compartilhado com ele a cena de Apocalipse 3, de Jesus de pé à porta e pedindo para vir pol apreendidos imaginação Stott, e em pouco tempo ele havia se tornado um cristão evangélico. Bash logo colocou Stott para o trabalho, conversando com outros meninos sobre o que ele havia descoberto. Pela Stott tempo chegou a universidade, ele estava correndo campos de férias Escritura União, que foram muito explicitamente evangelísticas.
Stott acabaria por se tornar mais conhecido como expositor da Bíblia e professor, mas durante sua primeiras décadas do ministério fez uma reputação como um evangelista. At All Souls, ele levou muitos a Cristo, ao organizar e ensinar a congregação como trazer seus amigos e vizinhos em um relacionamento com Jesus. Todos os Souls foi uma igreja do centro da cidade com uma impressionante mistura do bem-off e os indigentes, e Stott foi determinada a negligenciar nenhum dos lados. Ele acreditava firmemente que a igreja local deve ser um locus para o evangelismo. Um de seus primeiros livros, publicado em 1952, foi Evangelismo Paroquial pelos leigos . Suas duas publicações anteriores foram Evangelismo Pessoal (1949) e Tornar-se cristão (1950).
JI Packer lembra que Stott "em sua juventude ... era um evangelista estudante brilhante e dura funcionou." Ele foi o orador escolhido para um número considerável de semana Inter-Varsity Christian Fellowship de campanhas evangelísticas nas universidades britânicas, particularmente Cambridge e Oxford. Esses mais tarde alargado a América do Norte e em todo o Commonwealth. A partir dessas conversas evangelísticas veio um de seus livros best-sellers, Basic Christianity (1958), que foi traduzido para 25 idiomas e vendeu mais de um milhão de cópias.
Billy Graham visitou pela primeira vez na Inglaterra em 1946, e Stott conheceu ao compartilhar pregações ao ar livre na Speakers 'Corner, no Hyde Park. Em 1954, ele acolheu Graham por sua Cruzada Harringay de 12 semanas, e os dois se tornaram amigos morna. Mais tarde, esta amizade seria importante para o movimento de Lausanne, mas vale a pena notar que começou através de um compromisso ativo e compartilhado para o evangelismo.
Um ministro que liderou uma minoria desprezada Para Significado
Stott acredita na evangelização, e ele era ativo em muitos dos chamados ministérios para-eclesiásticos, como a Escritura União e InterVarsity. Fundamentalmente, porém, ele era uma igreja de um ministro que se tornou a principal figura em um ressurgimento do evangelicalismo britânica, especialmente dentro da Igreja da Inglaterra.
Evangélicos conservadores eram uma minoria desprezada quando Stott foi ordenado, sem um único bispo da Igreja da Inglaterra. Em resposta, mostrou sua engenhosidade Stott como um empreendedor social. Ele nunca foi um para manter suas convicções para si mesmo, nem para considerar uma situação desesperadora. Em vez disso, ele promoveu organizações destinadas a incentivar mais jovens clero evangélico, e ele ajudou a organizar e renovar conferências evangélicas.
Acima de tudo, serviu como um modelo de confiança e força intelectual. "Lembro de ter lido seus livros como um jovem estudante", diz o estudioso do Antigo Testamento Chris Wright, a quem mais tarde Stott escolheu para liderar Langham Partners International, o ministério Mundial Maioria das bolsas de estudo bíblico e pregação que Stott começou como um resultado de suas viagens pelo mundo. "Eles estavam tão claramente argumentou que você sentiu que tinha um caso."
Stott acreditava na mente como um dom de Deus. Em um mundo evangélico tentados a confiar em textos de prova e histórias emotivas, Stott perfurados no fundo na Escritura para mostrar seu poder. Muitas pessoas, ouvindo Stott pregar pela primeira vez, disse que nunca tinha ouvido falar da Bíblia expôs com tanta clareza e profundidade. Sua paixão foi para aprender o que Deus disse, e deixá-lo de forma de vida. Stott pregando e escrevendo renovada fé na inspiração das Escrituras, não só porque ele defendeu, mas porque ele é exibido.
Ao mesmo tempo, sua prática de evangelismo demonstrado que "o cristianismo, liso comum" poderia apelar a todas as classes de pessoas. O que os evangélicos mais precioso, a pessoa ea obra de Jesus Cristo, e as Escrituras que testemunhou a favor deles, ele mostrou-se recursos potentes para ganhar o mundo. Em grande parte através da liderança de Stott, o evangelicalismo britânico foi transformado de um remanso de defesa a um movimento engajado e significativo.
Um reformador Cadastrado Pregação Com Compaixão
Stott foi cada centímetro um evangélico, mas uma reforma evangélica. Ele reconheceu que o evangelismo poderia e, por vezes, afundou-se em mera piedade, enquanto que a Bíblia falava de uma transformação robusta do mundo trazidas pelo povo de Deus empenhados na missão. Como um pastor de Londres, Stott cada vez mais reconhecida a necessidade de evangelismo para recuperar sua herança de envolvimento com as questões sociais do dia.
Como ele disse a um entrevistador anos depois, "No início dos anos 1960, comecei a viajar no Terceiro Mundo, e eu vi a pobreza na América Latina, África e Ásia como eu não tinha visto isso antes. Tornou-se claro para mim que era totalmente impossível tomar aquela visão antiga ". A "visão antiga", foi que a pregação era sempre tarefa proeminente de um cristão, e que atos de compaixão eram estritamente secundária. Como Stott sondou as Escrituras, ele passou a acreditar que Jesus ordenou Grande Comissão de Jesus servos para continuar a sua missão inteira, que incluía interesse prático para a vida e saúde.
Um dos mais significativos Stott funciona e um que o levou longe de sua própria experiência, foi o livro problemas enfrentados cristãos de hoje (1984), em que ele tentou abordar as preocupações cruciais da sociedade contemporânea, como o aborto, as relações laborais e humanos direitos. Antes, ele havia escrito Your Mind Matters: O Lugar da Mente na Vida Cristã (1972). Em 1982, ele ajudou a lançar o London Institute for Contemporary Christianity, que ofereceu aulas e palestras em uma grande variedade de tópicos relevantes para a vida na sociedade moderna.
Seu maior impacto na área de interesse social veio um pouco inadvertidamente. Em 1974, a Associação Evangelística Billy Graham convocado um Congresso Internacional sobre Evangelização Mundial em Lausanne, na Suíça. Cerca de 2.500 membros compareceram (além de 1.300 outros participantes). Cerca de metade dos delegados e palestrantes vieram de países do Terceiro Mundo Maioria. Ampla representação do encontro se assemelhavam reuniões do Conselho Mundial de Igrejas, mas a atmosfera animado da missão unificada foi sem precedentes. Muitos participantes apreendido pela primeira vez as dimensões globais da igreja evangélica. Quase 30 anos depois, Philip Jenkins escreveria A cristandade Next:. A vinda do Cristianismo Global Mas, como David Jones, presidente da John Stott Ministries, diz, em Lausanne, "livro de Jenkins estava ali nos rostos e mentes das pessoas Lausanne. mostrou a igreja global que podemos trabalhar juntos. "
Essa unidade não era automática. Na verdade, havia grandes diferenças de perspectiva entre as pessoas no Ocidente e os do mundo da maioria, ea relação entre evangelismo e preocupação social era um botão emocional quente. Segundo alguns, os cristãos foram chamados para pregar o evangelho parar, completa. Para outros, especialmente aqueles em países onde a pobreza ea injustiça eram inevitavelmente óbvio, tal postura foi de indiferença para as pessoas. Lausanne poderia facilmente ter dividido entre essas perspectivas.
Stott foi convidado para dar a palestra de abertura sobre a natureza do evangelismo bíblico. Ele começou com a humildade característica, chamando para "uma nota de arrependimento evangélico." E ele falou de frente com uma exposição lúcida das Escrituras para a questão na mente das pessoas.
"Aqui, então, são duas instruções:" amarás o teu próximo "e" ir e fazer discípulos ". Qual é a relação entre os dois? Alguns de nós se comportam como se pensássemos deles idênticos, de modo que, se nós compartilhamos o evangelho com alguém, nós consideramos que tenham concluído a nossa responsabilidade de amá-lo. Mas não. A Grande Comissão não explica, nem esgota, nem substitui o Grande Mandamento. O que ele faz é acrescentar ao comando do amor ao próximo e ao próximo serviço de uma nova dimensão e urgente cristã. Se realmente amar o nosso próximo, seremos, sem dúvida, dizer-lhe a Boa Nova de Jesus. Mas, igualmente, se verdadeiramente amamos nosso próximo, não deve parar por aí. "
Discurso Stott tornou possível para os delegados de repensar suas posições, de ouvir os outros, e conceber de pregação e acção social que trabalham em tandem. Ele conseguiu o mesmo truque em presidir a comissão que elaborou o Pacto de Lausanne. Habilidade Stott como um diplomata nunca foi mais evidente, como ele presidiu reuniões potencialmente fractious, levar as pessoas a ouvir pontos de vista uns dos outros. Trabalhou incansavelmente nos bastidores para elaborar e reformular o pacto, encontrando redacção que iria capturar vários pontos de vista sem fazer violência a qualquer. No final, o Pacto de Lausanne falou ao momento, expressando uma missão comum que a maioria dos delegados pode endossar entusiasmo, e ele falou para o futuro, fornecendo um quadro que grupos evangélicos poderiam usar como sua declaração básica. Lausanne foi um momento decisivo no evangelismo global. Billy Graham foi o organizador indispensável, mas John Stott foi o unificador indispensável.
Um legado que resume Evangélica Cristianismo
E o que é deixado para trás, agora que John Stott se foi? Alguns de seus legados pode ser visto em sua igreja, para as gerações vital, baseada comunidade, evangélica no coração de Londres. Para este dia, todas as almas serve como um farol para os visitantes de todo o mundo.
Assim, com Langham Partners, preeminente entre as organizações que lançaram. Cada vez que reflete uma parceria global de evangélicos preocupados com bolsa de estudos, literatura e pregação no Mundo da Maioria.
Seus livros, também, continuar a falar com eloqüência: clara, precisa, estimulante e equilibrada. Seus comentários cobrem grande parte do Novo Testamento, fazendo a ponte entre trabalhos acadêmicos e obras pensadas para os leigos. Muitas pessoas consideram a cruz de Cristo a ser magnum opus Stott, mas seu corpo inteiro é um apanhado de cristianismo evangélico: dominado pela Bíblia, mas cheio de uma sensação de missão centrada em Cristo.
Por toda a sua habilidade e inteligência, a sua escrita, sua energia empreendedora e sua pregação brilhante, o legado de John Stott final pode ser de pessoas. Ele foi mentor e fez amizade com um grande número de colegas de trabalho em todo o mundo.
Muito mais cedo do que a maioria, Stott reconheceu a vitalidade e força da Igreja no Mundo da Maioria. Ele começou a gastar uma parte crescente de seu tempo lá como ele se aposentou das responsabilidades do dia-a-dia de líderes de todas as almas.
A maioria de sua obra no mundo Maioria era, do ponto de vista Ocidental, invisível. Ele se reuniu milhares de líderes da igreja, muitas vezes jovens, homens e mulheres que lutam para encontrar seu lugar. Ele adquiridos livros de estudo teológico para aqueles que não tinham acesso a boas bibliotecas. Arranjou bolsas de estudo de doutorado no Reino Unido e os EUA para aqueles que tinham capacidade a esse nível. Ele demonstrou a pregação bíblica, e que ele modelou modéstia e um estilo de vida simples. Ele fez centenas, senão milhares de amigos, tornando-se em sua pessoa uma ponte entre culturas.
"Naturalmente, por temperamento, ele era um introvertido", diz Chris Wright. "Ele estava muito feliz por estar na sua própria companhia. No entanto, ele deu a si mesmo para tantas pessoas, lembrando-se nomes, sabendo de suas famílias, sabendo que seus filhos, escrever cartas, orando por eles. Ele estava constantemente orando por pessoas. Sua lista de oração foi tanto tempo. Sempre que ele iria encontrá-los novamente, ele iria se lembrar deles, porque ele estava orando por eles. "
"Houve uma mistura de sentimentos sobre o Ocidente entre os nossos líderes", afirma Ajith Fernando, um líder da igreja Metodista e chefe da Mocidade para Cristo em Sri Lanka. "Às vezes eu sinto uma raiva perto o racismo tenha surgido na mente dos líderes cristãos, fora do sentido que os líderes ocidentais não entendem as preocupações das pessoas no resto do mundo. Existe a suspeita de que o que eles querem é para cumprir sua agenda em nossos países-outra forma de colonialismo? Com pessoas como John Stott em torno dele era impossível para mim para alimentar tais sentimentos em relação ao Ocidente. aqui foi humildade em pessoa .... Somos gratos que deu tanto tempo vindo para as nações mais pobres não com algum programa enorme que iria impressionar o mundo todo, mas simplesmente para nos ensinar a Bíblia. "
Latino-americanos teólogo René Padilla lembra vividamente um de seus primeiros encontros com Stott. "Na noite anterior, havia chegado em Bariloche, Argentina, no meio da chuva pesada. A rua estava enlameado e, como resultado, no momento em que chegamos ao quarto que tinha sido atribuído a nós, nossos sapatos estavam cobertos com lama. Na parte da manhã, como eu acordei, ouvi o som de uma escova de John estava ocupado, escovando meus sapatos. "John!" Exclamei cheio de surpresa: 'O que você está fazendo?' "Meu querido René", ele respondeu: "Jesus nos ensinou a lavar os pés uns aos outros. Você não precisa de mim para lavar seus pés, mas posso escovar os sapatos."
Teólogo David Wells, que foi convertido por meio de um 1959 John Stott missão na África do Sul, depois uma casa partilhada com ele por cinco anos na década de 1960. "Sua liderança era eficaz", diz Wells, "por causa de sua integridade pessoal e sua vida cristã. As pessoas que o conheceram sempre voltava a esses pontos. Ele era conhecido em todo o mundo, mas quando você o conheci, ele era uma mais devotos , humilde homem cristão. Sua vida privada não era diferente de sua vida pública. Era a mesma pessoa. Essa é outra maneira de dizer que ele tinha integridade. Não houve posar. "
Um gostaria de dizer que tal é a natureza da planície, cristãos comuns. Nem todos vivem até ele. John Stott fez.
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Stott foi completamente Inglês de forma estereotipada: incisiva, cool, time-consciente, organizada e equilibrada. Embora tivesse um grande dom para a amizade, ele não foi dado a conversa fiada ou auto-revelação. (Ele tinha um senso de humor e era um talentoso músico amador.) Um solteirão convicto, ele mostrou uma formidável capacidade para o trabalho. Quando ele estava em um projeto escrito, ele poderia manter feliz sua própria empresa durante semanas a fio em seu retiro no País de Gales, moer a página após página de bem-regulado prosa.
Ao mesmo tempo, ele aproveitou o mundo em torno dele em toda sua variedade. Talvez nada mostrou isso tão óbvio como o seu amor ao longo da vida para observação de aves, que biógrafo de Timothy Dudley-Smith diz que beirava a obsessão. Em suas décadas mais tarde, Stott passaram uma parte grande de seu tempo viajando, em grande parte em países do Terceiro Mundo Maioria. Tempo para as aves foi quase sempre incluído. Ele viajou sem comitiva, às vezes, pregar em uma catedral e um dia debaixo de uma árvore a outra, encontro os poderosos e os humildes e permanecer em suas casas. Como um pastor de Londres, ele formou ligações fortes a uma grande variedade da humanidade. Quando ele encontrou oposição ou crítica, ele iria procurá-la para uma troca de pontos de vista. Ele não gostava de conflito, mas ele estava comprometido com o diálogo.
Desde o início, ele era apaixonado que marca registrada do evangelicalismo: evangelismo. O homem que o levou a Cristo, Nash EJH, ou "Bash", como era conhecido, trabalhou por Escritura União na elite Inglês escolas públicas. Stott tinha sido levantado para ir à igreja e ler a Bíblia diariamente, mas como um jovem estudante ele não tinha idéia de salvação pessoal. Bash compartilhado com ele a cena de Apocalipse 3, de Jesus de pé à porta e pedindo para vir pol apreendidos imaginação Stott, e em pouco tempo ele havia se tornado um cristão evangélico. Bash logo colocou Stott para o trabalho, conversando com outros meninos sobre o que ele havia descoberto. Pela Stott tempo chegou a universidade, ele estava correndo campos de férias Escritura União, que foram muito explicitamente evangelísticas.
Stott acabaria por se tornar mais conhecido como expositor da Bíblia e professor, mas durante sua primeiras décadas do ministério fez uma reputação como um evangelista. At All Souls, ele levou muitos a Cristo, ao organizar e ensinar a congregação como trazer seus amigos e vizinhos em um relacionamento com Jesus. Todos os Souls foi uma igreja do centro da cidade com uma impressionante mistura do bem-off e os indigentes, e Stott foi determinada a negligenciar nenhum dos lados. Ele acreditava firmemente que a igreja local deve ser um locus para o evangelismo. Um de seus primeiros livros, publicado em 1952, foi Evangelismo Paroquial pelos leigos . Suas duas publicações anteriores foram Evangelismo Pessoal (1949) e Tornar-se cristão (1950).
JI Packer lembra que Stott "em sua juventude ... era um evangelista estudante brilhante e dura funcionou." Ele foi o orador escolhido para um número considerável de semana Inter-Varsity Christian Fellowship de campanhas evangelísticas nas universidades britânicas, particularmente Cambridge e Oxford. Esses mais tarde alargado a América do Norte e em todo o Commonwealth. A partir dessas conversas evangelísticas veio um de seus livros best-sellers, Basic Christianity (1958), que foi traduzido para 25 idiomas e vendeu mais de um milhão de cópias.
Billy Graham visitou pela primeira vez na Inglaterra em 1946, e Stott conheceu ao compartilhar pregações ao ar livre na Speakers 'Corner, no Hyde Park. Em 1954, ele acolheu Graham por sua Cruzada Harringay de 12 semanas, e os dois se tornaram amigos morna. Mais tarde, esta amizade seria importante para o movimento de Lausanne, mas vale a pena notar que começou através de um compromisso ativo e compartilhado para o evangelismo.
Um ministro que liderou uma minoria desprezada Para Significado
Stott acredita na evangelização, e ele era ativo em muitos dos chamados ministérios para-eclesiásticos, como a Escritura União e InterVarsity. Fundamentalmente, porém, ele era uma igreja de um ministro que se tornou a principal figura em um ressurgimento do evangelicalismo britânica, especialmente dentro da Igreja da Inglaterra.
Evangélicos conservadores eram uma minoria desprezada quando Stott foi ordenado, sem um único bispo da Igreja da Inglaterra. Em resposta, mostrou sua engenhosidade Stott como um empreendedor social. Ele nunca foi um para manter suas convicções para si mesmo, nem para considerar uma situação desesperadora. Em vez disso, ele promoveu organizações destinadas a incentivar mais jovens clero evangélico, e ele ajudou a organizar e renovar conferências evangélicas.
Acima de tudo, serviu como um modelo de confiança e força intelectual. "Lembro de ter lido seus livros como um jovem estudante", diz o estudioso do Antigo Testamento Chris Wright, a quem mais tarde Stott escolheu para liderar Langham Partners International, o ministério Mundial Maioria das bolsas de estudo bíblico e pregação que Stott começou como um resultado de suas viagens pelo mundo. "Eles estavam tão claramente argumentou que você sentiu que tinha um caso."
Stott acreditava na mente como um dom de Deus. Em um mundo evangélico tentados a confiar em textos de prova e histórias emotivas, Stott perfurados no fundo na Escritura para mostrar seu poder. Muitas pessoas, ouvindo Stott pregar pela primeira vez, disse que nunca tinha ouvido falar da Bíblia expôs com tanta clareza e profundidade. Sua paixão foi para aprender o que Deus disse, e deixá-lo de forma de vida. Stott pregando e escrevendo renovada fé na inspiração das Escrituras, não só porque ele defendeu, mas porque ele é exibido.
Ao mesmo tempo, sua prática de evangelismo demonstrado que "o cristianismo, liso comum" poderia apelar a todas as classes de pessoas. O que os evangélicos mais precioso, a pessoa ea obra de Jesus Cristo, e as Escrituras que testemunhou a favor deles, ele mostrou-se recursos potentes para ganhar o mundo. Em grande parte através da liderança de Stott, o evangelicalismo britânico foi transformado de um remanso de defesa a um movimento engajado e significativo.
Um reformador Cadastrado Pregação Com Compaixão
Stott foi cada centímetro um evangélico, mas uma reforma evangélica. Ele reconheceu que o evangelismo poderia e, por vezes, afundou-se em mera piedade, enquanto que a Bíblia falava de uma transformação robusta do mundo trazidas pelo povo de Deus empenhados na missão. Como um pastor de Londres, Stott cada vez mais reconhecida a necessidade de evangelismo para recuperar sua herança de envolvimento com as questões sociais do dia.
Como ele disse a um entrevistador anos depois, "No início dos anos 1960, comecei a viajar no Terceiro Mundo, e eu vi a pobreza na América Latina, África e Ásia como eu não tinha visto isso antes. Tornou-se claro para mim que era totalmente impossível tomar aquela visão antiga ". A "visão antiga", foi que a pregação era sempre tarefa proeminente de um cristão, e que atos de compaixão eram estritamente secundária. Como Stott sondou as Escrituras, ele passou a acreditar que Jesus ordenou Grande Comissão de Jesus servos para continuar a sua missão inteira, que incluía interesse prático para a vida e saúde.
Um dos mais significativos Stott funciona e um que o levou longe de sua própria experiência, foi o livro problemas enfrentados cristãos de hoje (1984), em que ele tentou abordar as preocupações cruciais da sociedade contemporânea, como o aborto, as relações laborais e humanos direitos. Antes, ele havia escrito Your Mind Matters: O Lugar da Mente na Vida Cristã (1972). Em 1982, ele ajudou a lançar o London Institute for Contemporary Christianity, que ofereceu aulas e palestras em uma grande variedade de tópicos relevantes para a vida na sociedade moderna.
Seu maior impacto na área de interesse social veio um pouco inadvertidamente. Em 1974, a Associação Evangelística Billy Graham convocado um Congresso Internacional sobre Evangelização Mundial em Lausanne, na Suíça. Cerca de 2.500 membros compareceram (além de 1.300 outros participantes). Cerca de metade dos delegados e palestrantes vieram de países do Terceiro Mundo Maioria. Ampla representação do encontro se assemelhavam reuniões do Conselho Mundial de Igrejas, mas a atmosfera animado da missão unificada foi sem precedentes. Muitos participantes apreendido pela primeira vez as dimensões globais da igreja evangélica. Quase 30 anos depois, Philip Jenkins escreveria A cristandade Next:. A vinda do Cristianismo Global Mas, como David Jones, presidente da John Stott Ministries, diz, em Lausanne, "livro de Jenkins estava ali nos rostos e mentes das pessoas Lausanne. mostrou a igreja global que podemos trabalhar juntos. "
Essa unidade não era automática. Na verdade, havia grandes diferenças de perspectiva entre as pessoas no Ocidente e os do mundo da maioria, ea relação entre evangelismo e preocupação social era um botão emocional quente. Segundo alguns, os cristãos foram chamados para pregar o evangelho parar, completa. Para outros, especialmente aqueles em países onde a pobreza ea injustiça eram inevitavelmente óbvio, tal postura foi de indiferença para as pessoas. Lausanne poderia facilmente ter dividido entre essas perspectivas.
Stott foi convidado para dar a palestra de abertura sobre a natureza do evangelismo bíblico. Ele começou com a humildade característica, chamando para "uma nota de arrependimento evangélico." E ele falou de frente com uma exposição lúcida das Escrituras para a questão na mente das pessoas.
"Aqui, então, são duas instruções:" amarás o teu próximo "e" ir e fazer discípulos ". Qual é a relação entre os dois? Alguns de nós se comportam como se pensássemos deles idênticos, de modo que, se nós compartilhamos o evangelho com alguém, nós consideramos que tenham concluído a nossa responsabilidade de amá-lo. Mas não. A Grande Comissão não explica, nem esgota, nem substitui o Grande Mandamento. O que ele faz é acrescentar ao comando do amor ao próximo e ao próximo serviço de uma nova dimensão e urgente cristã. Se realmente amar o nosso próximo, seremos, sem dúvida, dizer-lhe a Boa Nova de Jesus. Mas, igualmente, se verdadeiramente amamos nosso próximo, não deve parar por aí. "
Discurso Stott tornou possível para os delegados de repensar suas posições, de ouvir os outros, e conceber de pregação e acção social que trabalham em tandem. Ele conseguiu o mesmo truque em presidir a comissão que elaborou o Pacto de Lausanne. Habilidade Stott como um diplomata nunca foi mais evidente, como ele presidiu reuniões potencialmente fractious, levar as pessoas a ouvir pontos de vista uns dos outros. Trabalhou incansavelmente nos bastidores para elaborar e reformular o pacto, encontrando redacção que iria capturar vários pontos de vista sem fazer violência a qualquer. No final, o Pacto de Lausanne falou ao momento, expressando uma missão comum que a maioria dos delegados pode endossar entusiasmo, e ele falou para o futuro, fornecendo um quadro que grupos evangélicos poderiam usar como sua declaração básica. Lausanne foi um momento decisivo no evangelismo global. Billy Graham foi o organizador indispensável, mas John Stott foi o unificador indispensável.
Um legado que resume Evangélica Cristianismo
E o que é deixado para trás, agora que John Stott se foi? Alguns de seus legados pode ser visto em sua igreja, para as gerações vital, baseada comunidade, evangélica no coração de Londres. Para este dia, todas as almas serve como um farol para os visitantes de todo o mundo.
Assim, com Langham Partners, preeminente entre as organizações que lançaram. Cada vez que reflete uma parceria global de evangélicos preocupados com bolsa de estudos, literatura e pregação no Mundo da Maioria.
Seus livros, também, continuar a falar com eloqüência: clara, precisa, estimulante e equilibrada. Seus comentários cobrem grande parte do Novo Testamento, fazendo a ponte entre trabalhos acadêmicos e obras pensadas para os leigos. Muitas pessoas consideram a cruz de Cristo a ser magnum opus Stott, mas seu corpo inteiro é um apanhado de cristianismo evangélico: dominado pela Bíblia, mas cheio de uma sensação de missão centrada em Cristo.
Por toda a sua habilidade e inteligência, a sua escrita, sua energia empreendedora e sua pregação brilhante, o legado de John Stott final pode ser de pessoas. Ele foi mentor e fez amizade com um grande número de colegas de trabalho em todo o mundo.
Muito mais cedo do que a maioria, Stott reconheceu a vitalidade e força da Igreja no Mundo da Maioria. Ele começou a gastar uma parte crescente de seu tempo lá como ele se aposentou das responsabilidades do dia-a-dia de líderes de todas as almas.
A maioria de sua obra no mundo Maioria era, do ponto de vista Ocidental, invisível. Ele se reuniu milhares de líderes da igreja, muitas vezes jovens, homens e mulheres que lutam para encontrar seu lugar. Ele adquiridos livros de estudo teológico para aqueles que não tinham acesso a boas bibliotecas. Arranjou bolsas de estudo de doutorado no Reino Unido e os EUA para aqueles que tinham capacidade a esse nível. Ele demonstrou a pregação bíblica, e que ele modelou modéstia e um estilo de vida simples. Ele fez centenas, senão milhares de amigos, tornando-se em sua pessoa uma ponte entre culturas.
"Naturalmente, por temperamento, ele era um introvertido", diz Chris Wright. "Ele estava muito feliz por estar na sua própria companhia. No entanto, ele deu a si mesmo para tantas pessoas, lembrando-se nomes, sabendo de suas famílias, sabendo que seus filhos, escrever cartas, orando por eles. Ele estava constantemente orando por pessoas. Sua lista de oração foi tanto tempo. Sempre que ele iria encontrá-los novamente, ele iria se lembrar deles, porque ele estava orando por eles. "
"Houve uma mistura de sentimentos sobre o Ocidente entre os nossos líderes", afirma Ajith Fernando, um líder da igreja Metodista e chefe da Mocidade para Cristo em Sri Lanka. "Às vezes eu sinto uma raiva perto o racismo tenha surgido na mente dos líderes cristãos, fora do sentido que os líderes ocidentais não entendem as preocupações das pessoas no resto do mundo. Existe a suspeita de que o que eles querem é para cumprir sua agenda em nossos países-outra forma de colonialismo? Com pessoas como John Stott em torno dele era impossível para mim para alimentar tais sentimentos em relação ao Ocidente. aqui foi humildade em pessoa .... Somos gratos que deu tanto tempo vindo para as nações mais pobres não com algum programa enorme que iria impressionar o mundo todo, mas simplesmente para nos ensinar a Bíblia. "
Latino-americanos teólogo René Padilla lembra vividamente um de seus primeiros encontros com Stott. "Na noite anterior, havia chegado em Bariloche, Argentina, no meio da chuva pesada. A rua estava enlameado e, como resultado, no momento em que chegamos ao quarto que tinha sido atribuído a nós, nossos sapatos estavam cobertos com lama. Na parte da manhã, como eu acordei, ouvi o som de uma escova de John estava ocupado, escovando meus sapatos. "John!" Exclamei cheio de surpresa: 'O que você está fazendo?' "Meu querido René", ele respondeu: "Jesus nos ensinou a lavar os pés uns aos outros. Você não precisa de mim para lavar seus pés, mas posso escovar os sapatos."
Teólogo David Wells, que foi convertido por meio de um 1959 John Stott missão na África do Sul, depois uma casa partilhada com ele por cinco anos na década de 1960. "Sua liderança era eficaz", diz Wells, "por causa de sua integridade pessoal e sua vida cristã. As pessoas que o conheceram sempre voltava a esses pontos. Ele era conhecido em todo o mundo, mas quando você o conheci, ele era uma mais devotos , humilde homem cristão. Sua vida privada não era diferente de sua vida pública. Era a mesma pessoa. Essa é outra maneira de dizer que ele tinha integridade. Não houve posar. "
Um gostaria de dizer que tal é a natureza da planície, cristãos comuns. Nem todos vivem até ele. John Stott fez.
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