Por reconhecer a importância das observações rotineiras no decorrer de minha vida, especialmente eclesial, arregimentei o material que ora apresento. Também pelo exemplo de Jesus, que sempre deu crédito ao uso de ilustrações, como podemos ver através das muitas parábolas que ilustram com proprieda¬de os sermões do Mestre.
A idéia de um livro nasceu no decorrer do tempo. Surgiu justamente quando notei o volume de anotações dispersas que possuía. Primeiro, resolvi colocar tudo em ordem com o obje¬tivo de ilustrar minhas preleções. Foi a partir daí que observei a importância e decidi levar mais a sério as anotações e o regis¬tro de outras à medida que apareciam. Por conhecer o valor da ilustração, tanto em prédicas quanto em artigos, decidi arqui¬var tudo, e só depois pensei em compartilhar o que havia con¬seguido armazenar.
Dentre todas, considerei as que possuíam respaldo, com consistência, deixando para trás aquelas que me causavam dúvidas e até mesmo as que poderiam caracterizar cópias. Portanto, nenhuma das que estão sendo publicadas foi compi¬lada de qualquer obra. Publico algumas que me foram trans¬mitidas por amigos, colegas e líderes, e não deixei de citar a fonte em todas que pude. São 77 fábulas extraídas dos hábi¬tos dos animais, 26 exemplos da natureza, 200 fatos e ilustra¬ções, e mais 213 pensamentos, totalizando 516 itens, em or¬dem alfabética, a partir de seu título, com versículos em alu¬são a cada fato.
A ausência de comentário mais profundo e conclusão mo¬ral ou espiritual tem um propósito. Nossa intenção é oferecer subsídio que possa enriquecer o seu discurso, deixando espaço para a criatividade pessoal. Além disso, a linguagem é bas¬tante comum e, portanto, acessível a todos.
Antônio Mesquita
Baixe Agora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário